COLUNA DE TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

A Operação Baco sacudiu a cidade de Ceará-Mirim na manhã desta terça-feira. O Ministério Público já vinha investigando há tempos um esquema de fraude em licitação para prestação de serviço em eventos. Busca e apreensão de documentos. Um verdadeiro ‘baculejo’ na terra dos Verdes Canaviais.
ALCANCE
A secretária de Finanças da Prefeitura de Ceará-Mirim, Rejane, é considerada o braço forte do prefeito Peixoto e, segundo Sherloquinho, também seria figura da confiança do deputado João Maia. Com ela, o MP recolheu muito material ligado ao irmão de Agaciel, que pode comprometer a vida do ex-vice de Henrique.
MULTIPLICAÇÃO
O fato é que esse tipo de coisa, fraude em licitação, ocorre com grande freqüência em praticamente todas as cidades. Uma boa investigação descobre facilmente que o dinheiro sai da Prefeitura e às vezes nem entra na conta da empresa contratada, é sacado na boca do caixa e repassada a agentes públicos. Investigações rigorosos encheriam um ginásio com essa curriola de larápios.
COMUNICAÇÃO
O Ministério Público do RN realiza uma operação com essa dimensão e depois posta em seu site, apenas recortes de informações, sem conteúdo e sem detalhamento algum. O órgão precisa se comunicar melhor com o cidadão. Esse tipo de informação deveria ser prestado em uma entrevista coletiva ou algo semelhante. Negar informação ou prestá-la de forma incompleta é desserviço, o que termina alimentando a indústria do boato, fruto da ausência de informação credenciada.
TRANSIÇÃO
A equipe de transição do futuro Governo se dividiu para tentar melhorar o rendimento em relação às áreas que precisam de informações. Há casos de alguém que está em uma determinada área mas não irá ocupar o cargo de primeiro escalão no Governo. Mas há também casos em que o coordenador da transição naquele setor, será anunciado como secretário.
ENROLAÇÃO
Depois de muita enganação e fotos para uso eleitoral, o ministério da Integração anunciou a ‘licitação’ para obras de recuperação do buraco em Mãe Luíza. Ou seja: depois de quase 5 meses, apenas uma lona preta foi posta no local, num total desrespeito ao povo daquela área e uma demonstração inconteste de incompetência administrativa.
EMBROMAÇÃO
Há um detalhe a ser enfocado: o dinheiro que vai ser liberado ainda não corresponde ao projeto de recuperação total da área, com a construção de rampas e urbanização do local. O anúncio do ministério refere-se a “liberação de R$ 5,659 milhões para a realização das obras de recuperação de Mãe Luiza”. Vão enganar um pouco mais até o próximo ano.
BURACO
Esse buraco gigante em Mãe Luíza ainda vai criar sérios problemas ao prefeito Carlos Eduardo. É inadmissível que uma gestão não tenha competência para tapar uma cratera que insiste em desmoralizar as autoridades há quase cinco meses. A única providência tomada foi a colocação de uma lona. Total descaso e insensibilidade.
ESTRADA
Vereadores de Pedro Avelino, Guamaré e Afonso Bezerra, estarão amanhã em Natal para pressionar os deputados estaduais que foram bem votados nesses municípios. O objetivo é fazer com que os parlamentares apresentem emendas ao orçamento 2015 para a construção da sonhada estrada que liga Pedro Avelino e Guamaré.
NOMES
Os vereadores querem conversar especialmente com os mais votados nesses municípios. José Adécio, Agnelo Alves, Tomba, Kelps Lima, Hermano Morais, Ricardo Motta e Walter Alves. Eles tiveram 80% da votação nas três cidades que serão beneficiadas pela estrada.
PETROBRAS
A lama podre que escorre desse esquema da Petrobras ainda vai assustar muita gente e pode até ‘unir’ governistas e oposicionistas no mesmo barco em direção ao despenhadeiro moral. O propinoduto que abasteceu bolsos e contas não escolhia filiação partidária. Claro que a maior parte sempre ficava com o povo do Governo, mas a oposição também era sedenta e recebia sua parte. Imprevisível o fim dessa história.

Comentários