COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

A Operação Lava Jato ganha dimensão jamais prevista antes de sua deflagração e atinge partidos que originaram e sustentam e o Governo; assim como partido de oposição. Afinal, todos precisam de dinheiro para bancar as campanhas e ninguém questiona a origem dos recursos.
SUJEIRA
Quanto mais há delações, mais sujeira aparece nesse gigantesco escândalo. O Governo se fragiliza diante da opinião pública. A oposição tenta espernear, mas o dinheiro que bancou as campanhas e partidos oposicionistas, termina bloqueando ações mais duras contra as empresas. A sujeira não tem filiação partidária; atinge a todos que a aceitam.
DISCURSO
Podemos ver o caso do senador José Agripino, que é um dos líderes da oposição ao Governo do PT. Como o presidente nacional do DEM pode exigir algo contra as empresas que roubaram a Petrobras, se a campanha de seu filho foi bancada por empresas que roubaram a Petrobras? O envolvimento da oposição, mesmo que de forma indireta, desmoraliza o discurso.
HERÓI
O PT, que já foi o partido que trouxe à política a discussão em torno da ética e da seriedade, vem aos poucos, perdendo sua identidade e o respeito da sociedade. O pior é que, todas as vezes em que alguém do partido é pego em casos de corrupção, filiados graduados ou não, tratam de elevar o corrupto à condição de herói. Um erro crasso no aspecto político, que desmoraliza ainda mais a legenda.
SOLIDARIEDADE
O que o PT ainda não aprendeu é que solidariedade pessoal é diferente de respaldo político ou partidário às ações cometidas. No caso do tesoureiro João Vaccari Neto, envolvido na roubalheira da Petrobras, em evento do PT realizado em Fortaleza, foi tratado como herói. A briga entre PT e PSDB provoca miopia nas cúpulas, que esquecem que há vida fora desses partidos e que a maior parte da sociedade não aceita corrupção, venha de onde vier.
CONTAS
A prestação de contas da campanha de Henrique Alves, mostra que o marido de Laurita gastou, oficialmente, quase R$ 30 milhões para tentar ser eleito governador do RN.  É muito dinheiro, que foi originado de várias fontes, entre elas, das empresas que roubaram a Petrobras.
PESQUISAS
Henrique também pagou, oficialmente, a praticamente todos os institutos de pesquisa do Estado. Pelos menos os que sempre apontaram sua vitória. Gastou R$ 1 milhão para pagar pesquisas da Consult, Perfil, Ibope e Item. Com exceção do Ibope, que apontou sua derrota no segundo turno, os demais disseram que ele venceria no primeiro turno.
LOBBY
O trabalho de lobby para fazer com que secretários de Rosalba permaneçam no futuro Governo Robinson Faria, pode ter efeito contrário. Pelo menos em transições de gestões passadas, quanto mais se falava que fulano ou sicrano ficaria no cargo, mais enfraquecido a figura ficava. A pressão pública não é uma boa auxiliar.
PAGAMENTO
O professor Normando Bezerra manda e-mail: “Túlio, mais uma vez a nossa governadora não paga em dia o aposentado penalizando a classe que mais precisa dos salários uma vez que a grande maioria já precisa de um tratamento especial, mas mensalmente paga dez milhões ao OAS para a maldita Arena das Dunas. E incrível é a secretária de educação em final de governo está fazendo curso no Chile. Certamente ela foi assistir ao sorteio da Copa América”.
PONTE
O leitor Waldemir Bessa manda e-mail: “Caro Túlio, escrevo para repetir: sou fã do JH e de sua coluna, pela independência. E fazer uma constatação: o atual prefeito de Natal não gosta da Zona Norte. Na atualização do Plano Diretor, em 2007, fez o diabo para que os vereadores não liberassem a construção de condomínios de apartamentos na Zona Norte, o que resultaria em urbanização, valorização, modernização. Vetou. Conseguiu”.
PONTE II
Waldemir Bessa conclui: “Agora que o governador eleito promete uma nova ponte, ele diz que não é necessária. Se ele fizesse uma travessia da ZN à Prefeitura, em dia útil, às 6h da matina, pela Ponte de Igapó, não bateria ponto às 7h30min. Por isso, o povo da ZN chega meia hora antes à Ponte”.
GRATIFICAÇÕES
Servidora do Estado apela: “Venho através deste, para que – se possível – deixar de antemão na sua coluna, que o novo governador Robinson Faria vai cortar todas as gratificações de gabinete, principalmente quem trabalha na governadoria. Essa “afirmação” me foi passada por uma irmã de uma pessoa que tá trabalhando na equipe de transição e que também recebe gratificação de gabinete (GRG)”.
GRATIFICAÇÕES II
A servidora conclui: “Como avisei anteriormente e disse também a essa colega que antes das eleições os candidatos prometem de tudo, quando são eleitos e sentam na cadeira executiva, esquecem o que prometeu, com muitas desculpas “esfarrapadas”, como: o estado está no fosso, não tem dinheiro, recebi o governo sem nenhuma “prata” no caixa, e por ai vai. Então, Túlio, essa será uma das “porradas” que é a suspensão das GRG. Tomara que, se for suspensa, não demore mais de dois meses”.

Comentários