COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

O governador eleito Robinson Faria anunciou hoje, na Inter TV Cabugi e a O Jornal de Hoje, que seu Governo não será abrigo para quem tem a Ficha Suja. É um entrave seletivo para evitar contaminar a futura gestão com nomes já barrados pela Justiça. Não deixa de ser também um alerta aos futuros ocupantes de cargos, a respeito de manter o nome limpo, longe de qualquer suspeita.
MINISTRO
O deputado federal Henrique Alves disse, logo após a derrota para o Governo do Estado, que não assumiria cargo de ministro, pois iria se dedicar aos negócios e à família. O PMDB indicou o filho de Aluízio para integrar o primeiro escalão de Dilma. Um gaiato soltou: “Como ministro, Henrique vai cuidar dos negócios dele. Ele não mentiu”. Essa turma não perdoa.
SERVIÇO
Gozação à parte, caso Henrique seja indicado pelo PMDB e consiga ser nomeado ministro do Governo Dilma Rousseff, dependendo do ministério, terá muito a contribuir com o RN. Na verdade, realmente depende do cargo, pois há ministério sem qualquer força política para ajudar o Estado.
PEDREIRA
O prefeito Carlos Eduardo já havia enfrentado o superfaturamento comprovado no edital de licitação da coleta de lixo em Natal. Foi obrigado a elaborar outro documento. Porém, a Urbana ignorou a sociedade e aumentou ainda mais o valor, o que vai provocar outro desgaste para a gestão municipal. Agora, outro problema aparece: as pedras menores do que o devido.
DESGASTE
O Ministério Público constatou que as pedras compradas pela Prefeitura deveriam pesar acima de uma tonelada. A pesagem desmoralizou a compra oficial e levantou suspeitas sobre a obra de Ponta Negra. Não é bom para o prefeito abrir flancos que vulneram sua gestão.
IMAGEM
Carlos Eduardo construiu, ao longo de sua primeira administração, uma imagem de gestor sério, sem vínculos ou suspeitas com algo relacionado a corrupção. Isso é muito importante para um político. Imagem limpa. Justamente por isso, precisa ter cuidado redobrado em relação a esse novo edital do lixo e exigir explicações consistentes a respeito das pedras de Ponta Negra.
IMAGEM II
O próprio Carlos Eduardo viu o quanto é importante ter uma imagem limpa, longe de qualquer escândalo. A derrota de Henrique para Robinson foi a expressão popular de que não aceitaria alguém com vínculos negativos em relação a corrupção. Ou o filho de Agnelo toma providências sérias sobre a Urbana, ou poderá lhe custar muito caro no futuro, quando vai tentar ser reeleito. Chamuscado, será presa fácil. Incompetência ou problema gerencial são discutíveis; corrupção alija o político da disputa.
FUTURO
A sucessão 2016 em Natal será recheada de candidatos. Porém, para ficar somente em dois, vinculados à esquerda, que deverão disputar o pleito: Fernando Mineiro e Robério Paulino. Ambos, com história limpa e discurso afiado. Caso encontrem vulnerabilidade de Carlos Eduardo, passarão como trator por cima do atual gestor.
PETROLÃO
O Governo do PT/PMDB está desmoralizado por conta das comprovações de corrupção gigante na Petrobras. Seria a hora da oposição reinar contra uma gestão fragilizada. Seria. Não será por causa da fragilidade também da própria oposição. PSDB e DEM estão atolados em comprometimento com as empresas acusadas de roubar a Petrobras e distribuir propina. Portanto, falta crédito aos opositores de Dilma para emparedá-la.
CHEQUE
O futuro vereador de Natal, Emanoel do Cação, foi surpreendido com uma ligação do gerente do banco em que tem conta. Tão logo o banco soube que ele vai assumir o mandato em janeiro, já ofereceu para aumentar o crédito, de R$ 1500,00 para R$ 50 mil. Emanoel agradeceu e disse que vai continuar do mesmo jeito.
ORIGEM
Emanoel Medeiros, o do Cação, já foi menino de rua, barraqueiro de praia e líder comunitário em Ponta Negra. Obteve pouco mais de 2 mil votos e vai assumir o mandato com a ausência de Albert Dickson, que foi eleito deputado estadual.
PRESENÇA
O deputado Walter Alves já andou circulando em Brasília nos últimos dias. Foi conhecer de perto sua nova ‘Casa’ a partir de fevereiro. O filho de Garibaldi aguarda com expectativa o sorteio do gabinete que vai ocupar na condição de ‘novato’. Waltinho já conheceu muitos futuros colegas e até participou de reunião com a bancada do PMDB.

Comentários