SÃO TOMÉ: CARTA DA PRODUÇÃO



* fotos de Manoel Amador


Veja a carta da produção que foi aprovada no dia de ontem na reunião do Território da Cidadania do Potengi:


CARTA DA PRODUÇÃO

Território da Cidadania do Potengi

Os representantes dos municípios do Território da Cidadania do Potengi :

São Tomé, Rui Barbosa, Barcelona, Lagoa de Velhos, São Paulo do Potengi, Riachuelo, Santa Maria, Ielmo Marinho, São Pedro e Bom Jesus; bem os municípios de Ce
rro Corá, Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz, subscrevem o seguinte documento intitulado CARTA DA PRODUÇÃO, que solicita do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a imediata retomada das obras da ESTRADA DA PRODUÇÃO e da estrada que liga os municípios de Lagoa de Velhos a Sítio Novo.

Exma. Senhora Rosaba Ciarllini

Senhora Governadora do Estado do Rio Grande do Norte

O território da Cidadania do Potengi, conjuntamente com municípios do Território da Cidadania do Seridó, órgãos colegiados, legalmente constituídos, cumprindo a tarefa de de controle social e desenvolvimento regional sustentável que lhe concerne, dentre outros, dirige-se às Vossa Excelência para justificar e, ao final, requerer.

1º) O Território da Cidadania é organizado através de um colegiado composto por representantes de entidades governamentais, sindicatos, federações, ONG e parlamentos municipais compostos por municípios tendo por base suas características econômicas, geográficas e culturais.

2º) O Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável – PTDRS é a matriz que norteia todas as ações desenvolvidas pelo Território da Cidadania do Potengi. Consolidado em 2010, o PTDRS do Potengi elegeu como prioridades investimentos nos arranjos produtivos do leite, caju e mel, articulando investimentos do Governo Federal, Estadual e Municipais

3°) Além das Cadeias Produtivas, o território definiu estratégias de desenvolvimento através da implementação de projetos de resgate cultural, acesso á internet para o meio rural, preservação da bacia hidrográfica do rio Potengi, inclusive com a sua perenização através da construção de barragens de grande porte e a integração com outros Territórios do Rio Grande do Norte.

4º) No aspecto da integração entre os Territórios sabemos que, além da comunicação e intercâmbio promovidos por vários meios disponibilizados pelo mundo moderno se faz cada vez mais necessária a integração física das regiões o que, só poderá acontecer com a construção de vias de acesso entre os municípios fronteiriços.

5°) Por fim, acreditamos ser do conhecimento de todos que o Governo do Estado do Rio Grande do Norte iniciou um processo de recuperação e construção de estradas com recurso advindos do BNDES. O Território do Potengi foi beneficiado com duas estradas a RN que liga Lagoa de Velhos a Sítio Novo (obra se quer iniciada) e assim interligando o Potengi ao Trairi e a RN 203 que liga são Tomé a Tenente Laurentino Cruz interligando o Potengi ao Seridó (obra iniciada e paralisada).

6º) Essas rodovias são fundamentais para o desenvolvimento do Território, sobretudo a RN 203 que, por sua importância é conhecida como ESTRADA DA PRODUÇÃO. Sua conclusão abreviaria em 120 km o percurso da Serra de Santana para Natal, facilitando o escoamento da produção; incentivaria o desenvolvimento do turismo rural e de clima serrano; exigiria mais ofertas de serviços às cidades como postos de combustíveis, restaurantes, hotéis e etc em todo o Potengi; a Produção do Potengi poderia ser comercializada, também no seridó com custos menores.

Considerando, portanto, o exposto, nos dirigimos ás vossa excelencia para solicitar a imediata retomada das obras desta rodovia haja vista que o estado do Rio Grande do Norte já recebeu parte dos recursos que a elas deveriam ser destinados.


São Tomé-RN, 22 de setembro de 2012."












Comentários