DISPUTA ACIRRADA PELAS VAGAS NA ASSEMBLEIA

Por Allan Darlyson (Jornal de Hoje)

(João Gilberto / ALRN)
Deputado estadual Gustavo Fernandes é candidato à reeleição pelo PMDB (João Gilberto / ALRN)
A disputa pelas 24 vagas na Assembleia Legislativa nas eleições de 2014 será acirrada. Dos atuais parlamentares, somente quatro decidiram não concorrer à reeleição. Enquanto isso, entram na corrida pelo menos 10 nomes de destaque, com chances de entrar na composição para a próxima legislatura.
Saem da campanha pelas cadeiras do legislativo potiguar os deputados estaduais Walter Alves (PMDB), Antônio Jácome (PMN), Fábio Dantas (PCdoB) e Gesane Marinho (PSD). O deputado estadual Gilson Moura (PROS), que teve afastamento decretado pela Justiça Federal, poderá ser impedido de concorrer ao pleito.
No time do candidato a governador Henrique Alves (PMDB), a primeira coligação “União pela Mudança”, formada por PMDB, PSB, PR, PROS, DEM, SDD, PDT e PRB, é a que agrupa o maior número de candidatos à reeleição. Pelo PMDB, vão tentar renovar seus mandatos os deputados Gustavo Fernandes, Hermano Morais, Nélter Queiroz e Ezequiel Ferreira. O PSB vai com os nomes dos deputados Tomba Farias, Márcia Maia e Larissa Rosado.
Leonardo Nogueira tenta renovar mandato pelo DEM (Foto: João Gilberto/AL)
Leonardo Nogueira tenta renovar mandato pelo DEM (Foto: João Gilberto/AL)
Já o PROS tem como candidatos garantidos os deputados Ricardo Motta, Vivaldo Costa, Raimundo Fernandes e Gustavo Carvalho. O DEM colocará na disputa os deputados Leonardo Nogueira, Getúlio Rego e José Adécio, que poderá entrar na corrida como suplente e não mais como deputado, devido à decisão judicial que devolveu o mandato a Dibson Nasser (PSDB). O PR tem como candidato à reeleição o deputado George Soares. O Solidariedade tem como representante o deputado Kelps Lima. O PDT, o deputado Agnelo Alves. O PRB ainda não possui representante na Assembleia Legislativa.
A segunda coligação proporcional do grupo, formada por PPS, PHS, PTB, PTN e PV, ainda não tem vaga na Casa. A terceira, composta por PSDB, PSC, PSDC, PMN e PRP, não tem nenhum parlamentar concorrendo à reeleição.
Márcia Maia: (Foto: Alberto Leandro)
Márcia Maia disputa reeleição pelo PSB (Foto: Alberto Leandro)
Do lado do candidato a governador Robinson Faria (PSD), disputam a reeleição os deputados estaduais José Dias (PSD) e Fernando Mineiro (PT). O PT firmou coligação para deputado estadual com PCdoB e PTdoB. Já o PSD terá como aliados na disputa PP, PRTB, PEN, PTC e PPL.
Novos Nomes
Nas coligações que defendem o nome de Henrique, os nomes atualmente sem mandato com maior destaque para a disputa são Álvaro Dias (PMDB), que já foi presidente da AL e deputado federal; Carlson Gomes (DEM), que atuou no governo Rosalba Ciarlini (DEM); Albert Dickson (PROS), atual presidente da Câmara Municipal de Natal; Jacó Jácome (PMN) e Adenúbio Melo (PSC), representantes do segmento evangélico.
Franciele Lopes (PPS), ex-candidata a prefeita de Caicó, e Francisco José (PROS), ex-deputado estadual, que apoiam Robinson, também estão sendo considerados candidatos competitivos. No entanto, não são nomes bem vistos na coligação de Henrique por terem aberto dissidência da decisão dos seus respectivos partidos.
Albert Dickson foi considerado o segundo melhor vereador pela imprensa na quarta-feira
Presidente da CMN, Albert Dickson tentará chegar à Assembleia Legislativa
Nas coligações de Robinson, despontam como candidatos de destaque o ex-prefeito de São Miguel Galeno Torquato (PSD), a mulher do deputado e vice da majoritária Fábio Dantas, Cristiane Dantas (PCdoB), e o vereador natalense George Câmara (PCdoB).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEGA-SENA ACUMULOU