Pular para o conteúdo principal

ESTADOS UNIDOS DESIGNOU O BRASIL COMO UM ALIADO PREFERENCIAL EXTRA-ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE (OTAN)

Globo

O governo dos Estados Unidos designou o Brasil como um aliado preferencial extra-Organização do Tratado do Atlântico Norte  (Otan) na noite desta quarta-feira. A medida foi comunicada ao secretário de Estado americano, Mike Pompeo, em um memorando assinado pelo presidente Donald Trump, afirmando que a designação se destina “para os propósitos do Ato e do Ato de Controle de Exportações de Armas”.

A promessa havia sido feita por Trump durante a viagem de Jair Bolsonaro a Washington, em março deste ano. De acordo com o Departamento de Estado, algumas das vantagens de ser um parceiro preferencial incluem a colaboração no desenvolvimento de tecnologias de defesa, o acesso privilegiado à indústria de defesa dos Estados Unidos, e um aumento nos intercâmbios militares conjuntos, exercícios, e treinamentos, assim como acesso especial a financiamento para equipamento militar.

A Casa Branca havia enviado ao Congresso americano uma mensagem informando sua intenção de designar o Brasil no dia 8 de maio. Nela, dizia que a decisão era por reconhecer que "os recentes comprometimentos do governo do Brasil para aumentar a cooperação em defesa com os Estados Unidos, e em reconhecimento de nosso próprio interesse nacional em aprofundar nossa coordenação em defesa com o Brasil". Depois de um mês sem manifestação do Legislativo, a lei americana considera o status aprovado.

Já antecipando a designação, os deputados americanos incluíram no orçamento para o Departamento de Defesa do ano que vem um dispositivo para que o Departamento de Estado e o Departamento de Defesa entreguem um relatório sobre a atual situação dos direitos humanos no Brasil, em especial com relação a ações por parte das forças de segurança do país.

Dezessete outros países têm esse status de aliado extra-OTAN, incluindo Coreia do Sul, Austrália, Argentina e Kuwait.

Desde o ano passado, a Colômbia goza do status de único "parceiro global" da OTAN na América Latina, a única nação da região com esse status, o que significa que não precisa necessariamente se engajar em açao militar. Em abril, o secretário-geral da Otan, o norueguês Jens Stoltenberg, disse que a Otan poderia considerar a possibilidade de outros países latino-americanos, como o Brasil, se tornarem “parceiros” da aliança militar ocidental, mas não integrantes dela.

Ainda segundo o Departamento de Estado, a designação é uma decisão tomada pelo presidente dos Estados Unidos que fornece um quadro de longo prazo para cooperação em segurança e defesa. Ela "reforça a forte relação bilateral em defesa entre os Estados Unidos e o Brasil, ajudando a apoiar o planejamento, a aquisição e o treinamento alinhados".

No encontro na Casa Branca em março, Trump levantou a possibilidade de seguir em frente com uma campanha para que o país se tonasse “talvez um aliado na Otan”, o que implicaria sua entrada na organização, mas isso dependeria de um convite da aliança.

— Eu disse ao presidente Bolsonaro que também pretendo indicar o Brasil como um grande aliado extra-Otan, ou até mesmo começar a cogitar como um integrante da Otan. Eu tenho que conversar com muita gente, mas talvez se tornar um integrante da Otan seria um grande avanço para a segurança e cooperação entre nossos países — disse Trump durante uma entrevista conjunta nos jardins da Casa Branca

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

 

FUTEBOL NA TV

  Campeonato Paulista: 16h00 : Velo Clube x Inter de Limeira Transmissão: Uol Play, Nosso Futebol e Zapping TV 16h00 : São Bernardo x Guarani Transmissão: Uol Play, Nosso Futebol e Zapping TV 18h30 : Palmeiras x São Paulo Transmissão: Record, CazéTV, Uol Play, Nosso Futebol, Zapping TV, PlayPlus e R7 20h30 : Santos x Água Santa Transmissão: TNT e Max Campeonato Carioca: 16h00 : Fluminense x Nova Iguaçu Transmissão: Band, Canal GOAT e Premiere 16h00 : Sampaio Corrêa x Volta Redonda Transmissão: Canal GOAT 19h00 : Portuguesa x Maricá Transmissão: Canal GOAT Campeonato Cearense: 16h30 : Horizonte x Maracanã Transmissão: TV Ceará e FCF TV (YouTube) Campeonato Paraibano: 16h00 : Treze x Sousa EC Transmissão: Sem transmissão confirmada 17h00 : Nacional de Patos x Auto Esporte Clube Transmissão: Sem transmissão confirmada Campeonato Pernambucano: 16h00 : Santa Cruz x Central SC Transmissão: Sem transmis...