COLUNA DE VICENTE SEREJO

 PALCO

PRESENÇA – O ex-ministro Fábio Faria, é personagem no texto de Paulo Motoryn, – “Do golpe ao lobby” – do Intercept Brasil, sobre a negociação do banco BTG com o governo de Jair Bolsonaro.

COMO – Faria era o então ministro das comunicações e teria favorecido a compra, pelo BTG, da companhia telefônica OI. O que provocou uma recente reunião do BTG com a AGU, em Brasília.

BOMBA – Merval Pereira, presidente da Academia Brasileira de Letras, em sua coluna no Globo: “Teremos prisões de alto coturno, que servirão de exemplo para as futuras aventuras golpistas”.

COMO? – O imbróglio do União Brasil, de Luciano Bivar a Antônio Rueda, acabou nas chamas do noticiário policial. O que prova a baixa qualidade ética dos nossos liberais em busca do poder.

ALIÁS – Ninguém falsificou mais o conceito de liberalismo do que os ditos liberais brasileiros. Sempre viveram à sombra do poder. E, algumas vezes, apojados nas leitosas tetas governamentais.

ESTILO – Deploráveis as cenas de agressão praticadas pelo deputado federal Fernando Mineiro. Refletem a derrota da palavra e a vitória da grosseria nos punhos de um parlamentar. Injustificável.

POESIA – Do poeta José Bezerra Gomes, versos de quem tem a beleza na construção poética e da síntese perfeita no domínio do ofício: “Confesso-me de assim ter sido / ainda que não fosse mais”.

FARO – De Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama, quando soube da chegada de um cão da raça Santo Humberto, dos reis da Inglaterra: “Só se ele souber sentir bem o cheiro de súditos”.

CAMARIM

VIRADA – Foi encontrado um único exemplar, até agora, do Diário Oficial com a publicação dos atos de nomeação dos servidores hoje obrigados à aposentadoria pelos cálculos da previdência da União. Esse fato já pode promover uma nova demanda da defesa em nome da segurança jurídica.

ROLETA – Nas indagações em torno da sucessão de Natal, tem mais uma: e se Rafael Motta tiver o apoio de Álvaro Dias, como ícone de renovação, vai ao segundo turno? E nesta hipótese seria o adversário de Carlos Eduardo Alves que hoje lidera todas as pesquisas com uma média de 35%?

CERTEZAS – Os defensores da candidatura de Carlos Eduardo estão convencidos de que Álvaro Dias só tem o lado de Alves para abrigar o sonho de ter um lugar na mesa de 2026 para disputar o governo. O lado de Paulinho Freire já tem o candidato certo: o senador Rogério Marinho, do PL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RISCO DE REBAIXAMENTO