O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve, neste sábado (9), uma conversa telefônica de 40 minutos com o presidente russo Vladimir Putin. O diálogo abordou principalmente as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia e a próxima reunião de Putin com o presidente americano Donald Trump, marcada para ocorrer no Alasca.
Na pauta, estiveram os esforços internacionais para encerrar o conflito no leste europeu, incluindo a atuação do Grupo de Amigos da Paz, iniciativa liderada por Brasil e China. Lula reafirmou o compromisso brasileiro com uma solução pacífica e a disposição em colaborar com as tratativas.
Os dois chefes de Estado também trataram do cenário econômico global e da cooperação no BRICS. Putin elogiou os resultados da última cúpula do bloco, realizada no Rio de Janeiro, e ambos acertaram a realização da próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.
A ligação ocorreu em um contexto de aumento de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e de críticas do governo americano ao BRICS. Lula e Putin já haviam se encontrado em maio, em Moscou, para tratar de temas semelhantes.
Comentários
Postar um comentário