O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira, tem afirmado a aliados que será candidato a vice de Tarcísio de Freitas, caso o governador de São Paulo realmente dispute a Presidência da República — com a bênção, segundo ele, do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nos bastidores da centro-direita, no entanto, a vaga de vice de Tarcísio ainda está longe de ser consenso. Isso porque, para se lançar ao Palácio do Planalto, o ex-ministro deverá deixar o Republicanos e se filiar ao PL, partido de Bolsonaro.
Essa movimentação tende a acirrar disputas por espaços eleitorais da direita em São Paulo. O maior deles será a sucessão do próprio Tarcísio no governo estadual. Além disso, uma das duas vagas ao Senado pelo estado será definida pessoalmente por Bolsonaro, provavelmente com um nome do PL. Já a outra tende a ser ocupada por Guilherme Derrite, atual secretário paulista de Segurança Pública, pelo PP.
Um interlocutor do processo resume: “Ninguém quer que o PL fique com poder demais. O Gilberto Kassab gostaria de ser candidato ao governo, mas enfrenta forte resistência, especialmente de Marcos Pereira, que não o perdoa por não ter apoiado sua candidatura à presidência da Câmara.”
Comentários
Postar um comentário