A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil causou polêmica ao se referir ao Supremo Tribunal Federal (STF) como “Supremo Tribunal de Moraes”, em publicação feita no X (antigo Twitter) neste domingo, 14 de julho de 2025. A expressão, que faz alusão direta ao ministro Alexandre de Moraes, gerou repercussão imediata nas redes sociais e em meios políticos.
A postagem fazia referência a uma carta enviada pelo ex-presidente americano Donald Trump, que impôs tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Segundo o comunicado, as medidas seriam uma reação às ações do STF e do governo Lula.
O conteúdo da mensagem da Embaixada dizia:
“Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas ao Supremo Tribunal de Moraes e ao governo Lula…”
A crítica explícita ao Judiciário brasileiro foi publicada tanto em inglês quanto em português, e o termo utilizado gerou questionamentos sobre a intenção da embaixada — se foi um erro de tradução automática ou uma provocação deliberada.
A informação foi divulgada inicialmente pelo Blog do BG, que destacou o uso da expressão polêmica pela representação diplomática norte-americana.
As tarifas anunciadas por Trump entram em vigor no próximo dia 1º de agosto de 2025, e devem afetar significativamente as exportações brasileiras para os Estados Unidos.
Comentários
Postar um comentário