A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu para cerca de 26% em junho, segundo um relatório do banco UBS divulgado no domingo, 6 de julho de 2025. O dado foi compilado a partir de um agregador que reúne pesquisas dos principais institutos do país, como Datafolha, Ibope, MDA, Poder360, Quaest, Paraná Pesquisas e Futura.
O relatório alerta que esse índice está bem abaixo do patamar mínimo de 37%, considerado necessário para que um presidente em exercício consiga se reeleger ou eleger um sucessor — número observado em eleições anteriores desde os anos 1990.
Segundo a análise do UBS, o atual cenário lembra o enfrentado por Jair Bolsonaro em 2021, quando sua popularidade também estava em baixa. Mesmo assim, ele conseguiu avançar no ano eleitoral e terminou o segundo turno com 49,1% dos votos.
O banco destaca ainda que é comum presidentes em fim de mandato registrarem uma alta de 8 a 10 pontos percentuais na popularidade durante o ano eleitoral, impulsionada por campanhas oficiais, aumento de gastos públicos e ações de comunicação. Porém, mesmo com essa possível recuperação, Lula ainda precisaria de ao menos 11 pontos adicionais para alcançar o mínimo necessário.
📉 Com a aprovação atual em queda, os próximos meses serão decisivos para definir se o presidente conseguirá reverter o cenário a tempo.
📌 Fonte: Blog do BG / Money Times
Comentários
Postar um comentário