ALEXANDRE KALIL, EX-PREFEITO DE BELO HORIZONTE, É CONDENADO À PERDA DOS DIREITOS POLÍTICOS POR 5 ANOS
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), foi condenado na última quinta-feira (7) à perda dos direitos políticos pelo período de cinco anos, em decisão proferida pelo juiz Danilo Couto Lobato Bicalho, da 3ª Vara de Feitos da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte. Além da inelegibilidade, Kalil foi condenado a pagar R$ 100 mil em danos morais coletivos ao Fundo Especial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (Funemp).
A condenação está relacionada a um inquérito civil aberto pelo Ministério Público em 2020 que investigou o fechamento irregular de vias públicas e a apropriação da Praça Sebastião Paes de Almeida pela Associação Comunitária do Bairro Mangabeiras III. A associação, presidida por Andréa Machado de Araújo, alegou que uma portaria da gestão Kalil autorizava o uso da área, porém, mesmo com a revogação dessa permissão meses depois, os obstáculos arquitetônicos permaneceram no local por mais de um ano, o que motivou a ação do Ministério Público.
A decisão ainda pode ser alvo de recurso, mas se mantida, Kalil ficará inelegível e impedido de disputar cargos públicos nas eleições de 2026. A condenação pode impactar significativamente sua carreira política, sobretudo após sua candidatura ao governo de Minas Gerais em 2022, com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: Jovem Pan
Comentários
Postar um comentário