MATO GROSSO: CONGESTIONAMENTO DE CAMINHÕES


Do G1 MT
A cidade de Alto Araguaia chegou a dividida por fila de caminhões parados. (Foto: Alberton Viana)A cidade de Alto Araguaia chegou a ser dividida por fila de caminhões parados. (Foto: Alberton Viana)






A Justiça determinou que, em 30 dias, a América Latina Logística Malha Norte (ALL) implante um sistema a fim de evitar congestionamento de caminhões no terminal ferroviário de Alta Araguaia, a 426 quilômetros de Cuiabá, na BR-364.     Conforme a decisão do juiz Carlos Augusto Ferrari, da 1ª Vara da Comarca de Alto Araguaia, as filas têm  causado prejuízos  para a cidade, além de comprometer a segurança de quem circula pela região. A concessionária informou, por meio da assessoria, que ainda não havia sido notificada da decisão e alegou que o problema no local já está resolvido.


Ele explicou, na decisão, que os caminhões que não têm como estacionar no pátio da empresa e, por isso, ficam parados na rodovia, prejudicando o fluxo de pessoas e até mesmo o acesso a cidade. "Com todo respeito à empresa, está visível nos autos a pouca preocupação dispensada à população da cidade de Alto Araguaia e àqueles que transitam pela região, sejam transportadores de carga, de pessoas, particulares doentes ou saudáveis, ficando todos submissos à administração da América Latina Logística", pontuou.No mês passado, o congestionamento de caminhões ultrapassou a 100 quilômetros para escoamento da safra de grãos. De acordo com o magistrado, o problema compromete a segurança e a livre circulação dos moradores da região. "A população local, bem como aqueles que passam por aqui, estão à míngua e seriamente comprometidas pela aparente deficitária gestão realizada pela empresa”, enfatizou. Caso descumpra a decisão, a empresa deverá pagar multa de R$ 5 mil por dia.

Em 15 dias, no entanto, a empresa deverá solucionar o bloqueio parcial ou total da área exterior do terminai de Alto Araguaia em razão do acúmulo de caminhões aguardando para entrar no terminal. Isso sob pena de outra multa, no valor de R$ 320 mil por quilômetro de congestionamento provocado na BR-364, em qualquer trecho, ou em qualquer via da cidade de Alto Araguaia. A ferrovia é responsável pelo descarregamento de grãos de Mato Grosso até o Porto de Santos (SP).
G1 MT
NOTA DO BLOG: Morando aqui perto do Alto Araguaia (330 Km) é que percebo que o Brasil precisa ainda avançar muito em infraestrutura.
Uma viagem de caminhão que deveria demorar no máximo um dia para acontecer (sete horas para ir e cinco para voltar), acaba durando 02 ou 3 dias, em razão do enorme congestionamento de caminhões.
E ainda para piorar, quando ocorre algum problema com o trem o terminal é fechado, obrigando os caminhões transportarem soja para cidades bem mais distantes como: Maringá, Santos, Araguari e etc.
Espero que a decisão judicial resolva o grave problema.


Comentários