COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

O conselheiro Carlos Thompson foi eleito para presidir o Tribunal de Contas do Estado pelos próximos dois anos. Sem indicação política ou vinculação com famílias políticas do RN, Thompson tem tudo para desempenhar excelente trabalho à frente da Corte de Contas do Estado.
CORRUPÇÃO
O futuro governador Robinson Faria conversou semana passada com um interlocutor e desenhou um quadro de informação detalhada a respeito dos esquemas de corrupção que se instalaram no Governo ao longo dos anos. O marido de Julianne deu demonstração de que sabe como debelar os focos que sugam o dinheiro do contribuinte.
CORRUPÇÃO II
Os esquemas de corrupção se instalam nos governos a partir das estruturas já montadas, contando com pessoal de segundo e terceiro escalões, contaminam o novo secretário que assume e permanecem impregnados no poder, ganhando dinheiro além da conta e distribuindo propina para continuar no esquema.
CORRUPÇÃO III
O primeiro passo para diminuir esses tentáculos de corrupção dentro do novo Governo é verificar com rigor cada contrato terceirizado, de locação ou prestação de serviço. Questionar os valores e a necessidade do serviço e investigar se realmente os preços estão dentro da margem de mercado. A partir daí, é continuar uma permanente fiscalização.
DESPACHO
A mídia nacional destaca que o ministro Garibaldi Filho vai voltar ao Senado sem ter tido chance de despachar uma única vez em 2014 com a presidente Dilma. O que faz uma presidente da República não receber um ministro da Previdência Social durante todo um ano?
SAÚDE
Para que um secretário municipal seja lembrado para ocupar pasta igual ou semelhante na esfera estadual, é preciso que haja um histórico de sucesso na atual atividade. É o caso da secretária municipal de Planejamento, Virgínia Ferreira, cuja atuação a projeta para um cargo estadual.
SAÚDE II
Porém, não é o caso do secretário de Saúde de Natal, Cipriano Vasconcelos. Sua passagem no cargo municipal o projeta negativamente para aspirações maiores. Estudioso e conhecedor do SUS, honesto por convicção, o atual auxiliar de Carlos Eduardo na Saúde não conseguiu resolver o básico e deixou o quadro igual ou pior do que encontrou.
INTEGRAÇÃO
O deputado federal Henrique Alves sonha em ocupar o ministério da Integração Nacional. O marido de Laurita refuga a Previdência e alimenta desejo pela Integração. O motivo seria o tamanho do orçamento a ser administrado. Há muita gente com olho gordo no futuro ministério de Henrique.
SANEAMENTO
A governadora Rosalba Ciarlini assinou ordem de serviço para sanear 100% de Natal. Pelo menos é isso que sua assessoria repassou como verdade para todo o RN. Qual o efeito prático de uma ordem de serviço assinada por quem tem menos de 30 dias no cargo, para realizar obras que demoram pelo menos 12 meses?
TURISMO
O hoteleiro e presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH), Ruy Gaspar, o Ruysito, deverá ser escolhido para ser secretário de Turismo do futuro Governo Robinson Faria. Além de profundo conhecedor da área, o filho de Denise e Ruy tem como padrinho para sua nomeação, o deputado federal Fábio Faria, filho do futuro governador.

Comentários