O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu prazo de 24 horas para que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresente esclarecimentos sobre uma postagem envolvendo seu filho, Eduardo Bolsonaro.
Na publicação, Eduardo afirma estar gravando um vídeo para mostrar ao pai, que atualmente cumpre prisão domiciliar. Bolsonaro está detido em casa desde a última sexta-feira (27), após passar cerca de duas semanas internado em um hospital particular em Brasília, tratando um quadro de broncopneumonia.
Ao converter a prisão em domiciliar, Moraes determinou o cumprimento de medidas cautelares. Entre elas, o ex-presidente deve usar tornozeleira eletrônica e está proibido de utilizar redes sociais ou qualquer meio de comunicação externa, inclusive por intermédio de terceiros.
O pedido de esclarecimentos foi motivado por declarações feitas por Eduardo Bolsonaro durante participação em um evento conservador realizado no Texas, nos Estados Unidos, no último fim de semana. Em um vídeo, ele aparece segurando um celular e afirma:
“Vocês sabem por que eu estou gravando este vídeo? Porque eu vou mostrar ele ao meu pai. E vou provar a todo mundo no Brasil que você não pode calar um movimento prendendo de forma injusta o líder desse movimento.”
Eduardo teve o mandato parlamentar cassado por faltas após se mudar para os Estados Unidos e responde a processo no Brasil sob suspeita de tentar influenciar autoridades em relação ao julgamento envolvendo o ex-presidente.
No documento, Moraes reforça que Bolsonaro está proibido de:
Utilizar celular, telefone ou qualquer meio de comunicação externa;
Acessar redes sociais;
Gravar vídeos ou áudios, direta ou indiretamente.
O descumprimento dessas medidas pode implicar em novas sanções judiciais.
Fonte: Portal Grande Ponto, com informações do g1.
Comentários
Postar um comentário