GRUPO DE FÁTIMA PEDE APOIO EM ELEIÇÃO INDIRETA E OFERECE ALIANÇA COM ALLYSON EM SEGUNDO TURNO SEM CADU
O grupo político da governadora Fátima Bezerra (PT) teria apresentado uma proposta de acordo ao grupo do prefeito de Mossoró e pré-candidato ao Governo do Estado, Allyson Bezerra (União Brasil), com o objetivo de construir um candidato de consenso em uma possível eleição indireta para o Governo do Rio Grande do Norte.
Segundo a apuração do comentarista político Saulo Spinelly, da 98 FM Natal, a proposta prevê que a base governista apoiaria Allyson em um eventual segundo turno das eleições estaduais, desde que o pré-candidato petista Cadu Xavier não esteja na disputa.
A informação foi divulgada durante o programa 12 em Ponto, nesta segunda-feira (16). De acordo com Spinelly, o deputado estadual Kleber Rodrigues (PP) estaria atuando como interlocutor nas tratativas. Apesar de integrar o grupo político de Allyson, o parlamentar mantém boa relação com o governo estadual e costuma apoiar pautas do Executivo na Assembleia Legislativa.
Ainda segundo o comentarista, a iniciativa seria uma tentativa da governadora de viabilizar sua candidatura ao Senado e atender a uma estratégia do diretório nacional do PT. A avaliação é que a confirmação de um sucessor de confiança no governo seria um fator decisivo para que Fátima deixe o cargo e dispute a vaga no Senado Federal.
Caso esse cenário não se concretize, a tendência seria que a governadora permaneça no cargo até o fim do mandato.
ELEIÇÕES INDIRETAS
A possibilidade de eleições indiretas no estado está ligada a um cenário de dupla vacância no governo. Caso Fátima Bezerra deixe o cargo para disputar o Senado e o vice-governador Walter Alves também se afaste para concorrer a outro cargo, caberá à Assembleia Legislativa realizar uma eleição indireta para escolher um governador tampão.
Nesse caso, o novo governador seria eleito por voto aberto dos deputados estaduais e exerceria o mandato até o final de dezembro. Em janeiro do ano seguinte, assumiria o governador eleito nas eleições gerais de outubro. O governador escolhido na eleição indireta também poderia disputar a reeleição, caso deseje.
Fonte: 98 FM Natal.
Comentários
Postar um comentário