OBRA DO AEROPORTO EM RITMO ACELERADO

O presidente do consórcio Inframérica, Alysson Paolinelli, admitiu que as obras do terminal de cargas do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante estão apenas 40% concluídas. Ele explicou que com o pouco tempo até a Copa do Mundo foi preciso eleger como prioridade o terminal de passageiros, que está 71% concluído. “A obra (do terminal de passageiro) está em ritmo acelerado”, destacou. A expectativa, porém, é que o terminal cargas também seja entregue em abril de 2014.
O terminal de carga terá capacidade para 10 mil toneladas por ano, distribuídos em uma área de 4 mil metros quadrados para esse segmento. “O terminal de carga não está tão evoluído porque, por questão óbvia, estamos focando as operações antecipadas e trazendo todo suporte aos passageiros”, ressaltou.
Desafio
Durante a exposição no Seminário de Operadores dos Aeroportos Brasileiros, Paolinelli admitiu que para o Inframérica o grande desafio foi receber um projeto e “construir um aeroporto novo em tempo recorde”. Ele lembrou que o compromisso com os órgãos reguladores era entregar a obra em novembro de 2014. “Mas por iniciativa da companhia (Inframérica) e das empresas construtoras vamos antecipar de forma significativa, concluindo as obras no prazo de 15 meses”, destacou. Atualmente 3.200 pessoas estão trabalhando na obra, em atividade nos três turnos.
O presidente do Inframérica afirmou que o terminal de São Gonçalo terá capacidade para 6,2 milhões de passageiros. “Esse é um número bem acima dos volumes atuais, onde passam pelo aeroporto de Natal (por ano) algo em torno de 2,5 milhões de pessoas”, afirmou.
A Inframérica aposta no potencial de “Natal como porta de entrada do país”. O terminal terá 40 mil metros quadrados, com 45 balcões de check-in. O novo terminal poderá receber 18 aeronaves simultaneamente, sendo 8 em pontes de embarque e outros 10 em desembarque remoto. Uma característica do terminal é que uma mesma ponte de embarque terá capacidade para receber dois vôos.
Na exposição do seminário, o presidente do Inframérica se mostrou empolgado com o novo momento dos terminais do país. “Daqui a 200 dias (tempo que falta para a Copa do Mundo) teremos dois aeroportos novos (Brasília, também é operado pela Inframérica, e São Gonçalo do Amarante). Um dos grandes legados que a Copa vai deixar é esse movimento em todos os aeroportos do país”, comentou.
Paolinelli destacou ainda: “o ponto importante de Natal é o desafio de colocar essa estrutura em operação. A Inframérica, os órgãos reguladores locais e o apoio da Infraero para transição serão fundamentais para colocar o aeroporto em operação”.
Alysson Paolinelli chamou atenção que outro grande desafio no projeto do terminal de São Gonçalo é a torre de controle. “É a primeira torre que será 100% de operação privada no país. Vamos operar no modelo novo no país, onde estamos trabalhando com os órgãos reguladores , onde a torre terá toda equipe treinada e segurança de controle aéreo preservado”, afirmou. A torre de controle está com 70% das obras concluídas. Paolinelli ressaltou ainda que há um plano de treinamento e desenvolvimento da equipe.


FONTE: ANNA RUTH

Comentários