Pular para o conteúdo principal

NO RIO GRANDE DO NORTE QUATRO PREFEITOS JÁ FORAM AFASTADOS POR CORRUPÇÃO

Por Allan Darlyson
Kerginaldo Pinto foi afastado e preso após operação do MPE (Foto: Gustavo Cristyan)
Kerginaldo Pinto foi afastado e preso após operação do MPE (Foto: Gustavo Cristyan)
O avanço das instituições tem proporcionado medidas até pouco tempo inusitadas no combate à corrupção. No Rio Grande do Norte, quatro prefeitos já foram afastados por corrupção, do ano passado pra cá. Três deles por operações do Ministério Público Estadual (MPE) e um por decisão da Câmara Municipal.
Umarizal
O primeiro deles foi o prefeito de Umarizal, Carlindson Onofre Pereira de Melo, no dia 29 de julho de 2015, durante a Operação Negociata. O afastamento foi pedido pelo MPE e acatado pelo Tribunal de Justiça (TJRN), devido ao envolvimento do ex-gestor em esquema de corrupção entre a Prefeitura e o banco Gerador S.A.
O esquema consistia na concessão de empréstimos consignados e financiamentos aos servidores ativos e inativos, pelo qual foram firmados 109 empréstimos na Prefeitura de Umarizal, em nomes de pessoas que não eram servidores, sendo liberado nas contas dos interessados o valor total de R$ 1.571.792,33, o que gerou um saldo devedor aproximado de R$ 2.043.625,34, atualizado até o ano de 2014.
Ielmo Marinho
O prefeito de Ielmo Marinho, Bruno Patriota (PSD), que foi alvo da operação “Resistência” do Ministério Público do RN, deflagrada no dia 18 de setembro do ano passado, é acusado de suborno, falsidade ideológica, concussão, corrupção ativa e peculato. Ele foi afastado do cargo por decisão judicial. Patriota também responde a processo do Ministério Público Federal (MPF) por improbidade administrativa.
Macau
O caso mais grave foi registrado no município de Macau. O prefeito Kerginaldo Pinto foi afastado do cargo e preso, após deflagrada a segunda etapa da Operação Maresia, pelo MPE, no dia 27 de novembro do ano passado.
A operação identificou um esquema de superfaturamento de contratos da Prefeitura, falsificação de documentos, coerção de testemunhas e ainda investiga outros supostos crimes, por parte do prefeito eleito em 2012. Além dele, o ex-prefeito Flávio Veras e vários secretários também foram presos.
Alexandria
O prefeito de Alexandria, Nei Rossato, foi cassado pela Câmara Municipal da cidade no dia 6 de janeiro deste ano, por oito votos a um. Os vereadores usaram como argumento para o impeachment os processos por improbidade administrativa aos quais Nei responde. O TJRN autorizou abertura de investigação sobre uma suposta empresa fantasma do prefeito para desviar dinheiro do Município.

PORTAL NO AR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos com pesar o falecimento de Manoel Abrantes de Sá , pai do Dr. Sales, aos 91 anos. O velório será realizado a partir das 16h , com missa às 17h , no Cemitério Morada da Paz , localizado na Rua Aurino Vila, 882 – Emaús, Parnamirim/RN .

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

 

FORRÓ FOLIA 2025

Prepare-se para uma noite inesquecível de muita música e animação! No sábado, 13 de setembro, a partir das 21 horas, a Arena Ladislau Galvão Pereira, em São Tomé, será palco do Forró Folia 2025 Indoor , um evento imperdível para os fãs do ritmo que é a cara do Nordeste. A entrada para o evento será 1 kg de alimento não perecível, uma ótima oportunidade para curtir e ainda contribuir com uma boa causa. O show principal fica por conta da banda Grafith , que promete levar um repertório de sucessos e muita energia para o público. Além deles, as atrações Pretta e Farra de Rico também farão apresentações que vão garantir a diversão da galera até altas horas. O evento é promovido pela MJ Produções e Athenas Produções, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Tomé e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTHAS). Não fique de fora dessa festa que vai celebrar a cultura e o forró com muito estilo. Separe seu alimento, convide os amigos e venha se divertir no Forró Fo...