Pular para o conteúdo principal

RN: CAMPEÃO PARAOLÍMPICO DE HALTEROFILISMO MORRE DE INFARTO

O halterofilista paraolímpico brasileiro Joseano Felipe, 42, morreu nesta quinta-feira (28) após sofrer um infarto em sua casa, em Natal (RN). A informação foi confirmada pela Comitê Paraolímpico Brasileiro.

No último sábado (23), ele conquistou a medalha de ouro na categoria até 107 kg da Copa do Mundo da modalidade, disputada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra.

O resultado havia colocado o paraibano em 6º lugar no ranking classificatório à Paraolimpíada do Rio-2016.

Em 2015, ele foi medalhista de ouro no Parapan-Americano de Toronto, no Canadá, e campeão das Américas.

TRAJETÓRIA

O atleta ficou paraplégico no dia 4 de novembro de 2000, quando era policial do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e participava de uma ação durante uma tentativa de fuga na penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte.

Durante troca de tiros com bandidos, Joseano, que estava na corporação há menos de dois anos, foi atingido por uma bala na coluna e acabou perdendo definitivamente o movimento das pernas. Ele passou a depender de uma cadeira de rodas para se locomover.

Por cerca de três anos, o policial aposentado perdeu o gosto pela vida. Em depressão, ele não saía de casa e não tinha vontade de fazer nada. Foi quando, para ajudar na recuperação, começou a fazer hidroterapia em um clube de Natal, onde vivia com a família.

Em uma dessas idas ao clube, uma equipe de halterofilismo paraolímpico estava treinando lá, e Joseano acabou sendo convidado para praticar o esporte.

Joseano vivia exclusivamente do halterofilismo, treinando por cerca de duas horas diariamente.

“Costumo dizer que o esporte me trouxe a vida novamente. Sou feliz por causa do esporte”, ele afirmou à Folha de S.Paulo após o título do último fim de semana.

Folha Press




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos com pesar o falecimento de Manoel Abrantes de Sá , pai do Dr. Sales, aos 91 anos. O velório será realizado a partir das 16h , com missa às 17h , no Cemitério Morada da Paz , localizado na Rua Aurino Vila, 882 – Emaús, Parnamirim/RN .

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

 

FORRÓ FOLIA 2025

Prepare-se para uma noite inesquecível de muita música e animação! No sábado, 13 de setembro, a partir das 21 horas, a Arena Ladislau Galvão Pereira, em São Tomé, será palco do Forró Folia 2025 Indoor , um evento imperdível para os fãs do ritmo que é a cara do Nordeste. A entrada para o evento será 1 kg de alimento não perecível, uma ótima oportunidade para curtir e ainda contribuir com uma boa causa. O show principal fica por conta da banda Grafith , que promete levar um repertório de sucessos e muita energia para o público. Além deles, as atrações Pretta e Farra de Rico também farão apresentações que vão garantir a diversão da galera até altas horas. O evento é promovido pela MJ Produções e Athenas Produções, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Tomé e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTHAS). Não fique de fora dessa festa que vai celebrar a cultura e o forró com muito estilo. Separe seu alimento, convide os amigos e venha se divertir no Forró Fo...