Pular para o conteúdo principal

SERRA COTADO PARA ASSUMIR MINISTÉRIO DA FAZENDA

Do Blog de Mônica Bergamo, na Folha de São Paulo:
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga apoiam o nome de José Serra (PSDB-SP) para o Ministério da Fazenda.
O senador tucano, por sua vez, sinalizou a Michel Temer que aceita ocupar o cargo, desde que a pasta do Planejamento, o BNDES e o Banco Central sejam dirigidos por pessoas indicadas por ele ou que pelo menos tenham grande afinidade com as políticas que pretende adotar.
Fraga indicou o nome de Serra para Temer no jantar que teve com o vice-presidente na semana passada. Ele apontou outros candidatos, como Murilo Portugal, presidente da Febraban (Federação Nacional dos Bancos).
Mas disse que o senador tucano teria, entre suas qualidades, uma forte interlocução com o Congresso Nacional, o que seria necessário para aprovar reformas impopulares.
A afirmação foi feita na frente do presidente do PSDB, Aécio Neves (PSDB-MG), que é contra a participação da legenda no governo. As observações de Fraga vão contra o senso comum de que Serra é rejeitado pelo mercado financeiro, o que teria levado Temer a descartar o nome dele para o cargo.
FHC fez análise parecida à de Fraga a interlocutores. Segundo disse, Serra teria força e aliados no Congresso, condição hoje essencial para superar a crise, que seria mais política do que econômica.
Ainda que o PSDB aprove, em reunião no próximo dia 3, decisão de não participar diretamente do governo, dificilmente seus deputados e senadores votariam contra propostas encaminhadas por Serra ao parlamento.
Senadores do PSDB ouvidos pela Folha afirmaram na semana passada que só apoiariam o governo Temer caso ele nomeasse Serra para a Fazenda. “Não aceitaremos papel periférico”, disse um deles.
Serra e Temer se reuniram ontem no Palácio do Jaburu, em Brasília.
A equipe do vice-presidente afirma que ele está apenas ouvindo pessoas, sem formalizar qualquer convite para integrar a equipe de seu eventual futuro governo. No sábado, Temer recebeu Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central no governo Lula e também apontado como candidato ao cargo.
Ainda que não confirme Serra na Fazenda, o vice pretende abrigá-lo em um cargo importante. Os dois são amigos pessoais. Além disso, Temer reconhece a importância de Serra na articulação pelo impeachment.


z

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos com pesar o falecimento de Manoel Abrantes de Sá , pai do Dr. Sales, aos 91 anos. O velório será realizado a partir das 16h , com missa às 17h , no Cemitério Morada da Paz , localizado na Rua Aurino Vila, 882 – Emaús, Parnamirim/RN .

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

 

FORRÓ FOLIA 2025

Prepare-se para uma noite inesquecível de muita música e animação! No sábado, 13 de setembro, a partir das 21 horas, a Arena Ladislau Galvão Pereira, em São Tomé, será palco do Forró Folia 2025 Indoor , um evento imperdível para os fãs do ritmo que é a cara do Nordeste. A entrada para o evento será 1 kg de alimento não perecível, uma ótima oportunidade para curtir e ainda contribuir com uma boa causa. O show principal fica por conta da banda Grafith , que promete levar um repertório de sucessos e muita energia para o público. Além deles, as atrações Pretta e Farra de Rico também farão apresentações que vão garantir a diversão da galera até altas horas. O evento é promovido pela MJ Produções e Athenas Produções, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Tomé e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTHAS). Não fique de fora dessa festa que vai celebrar a cultura e o forró com muito estilo. Separe seu alimento, convide os amigos e venha se divertir no Forró Fo...