RAPIDINHAS...

🇧🇷 Na política nacional

– Rede Sindical entra com pedido contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional. A coalizão argumenta haver indícios de que Bolsonaro tenha cometido crime contra a humanidade ao adotar ações “negligentes e irresponsáveis, que contribuíram para as mais de 80 mil mortes pela doença no país”.
– Governadores tentam barrar impeachment. No Rio, Amazonas e Santa Catarina chefes do Executivo enfrentam processos por má gestão na Saúde ou falta de diálogo com deputados.
– Pandemia levanta temores de ‘apagão’ de mesários nas eleições municipais. O processo, que será deflagrado na primeira semana de agosto, precisa reunir um exército de 2 milhões de pessoas, entre voluntários e convocados.

⚖ Justiça

– TSE cria regra para inibir fraudes em cota feminina. Os partidos terão que apresentar autorização por escrito de todas candidatas, o que não vinha acontecendo desde que o registro foi informatizado.
– CNJ abre ação disciplinar contra desembargador que ofendeu guarda. Magistrado chamou Cícero Hilário de ‘analfabeto’ por lhe aplicar uma multa por andar sem máscara em Santos, no litoral sul de São Paulo.

💲 Na economia

– Caixa deposita FGTS emergencial para 5 milhões nascidos em maio. Dinheiro poderá ser usado por meio do aplicativo Caixa Tem para pagamento de contas, boletos e compras; saque será em 19 de setembro.
– Começam a valer novas regras do consignado para segurados do INSS. Desbloqueio para o empréstimo passa de 90 para 30 dias após a concessão do benefício, além de carência do primeiro pagamento de até 90 dias.
– Pausa da prestação de imóveis terá agora 180 dias. A partir desta segunda-feira, o cliente deve solicitar o aumento do período de pausa no pagamento pelo aplicativo Habitação Caixa ou por telefone.

⚽ No esporte

– Juventus vence Sampdoria e fatura o Italiano duas rodadas antes do fim. É o nono título consecutivo do time do português Cristiano Ronaldo. A Velha Senhora derrotou a Sampdoria por 2 a 0, no estádio Luigi Ferraris, em Gênova.

🌐 Internacional

– Consulado dos EUA em Chengdu fecha oficialmente após determinação chinesa. A bandeira americana sobre o prédio foi rebaixada ao amanhecer, de acordo com a emissora estatal chinesa CCTV.

– Espanha garante que está em ‘cenário de controle’ da Covid-19. O governo afirma que novas infecções estão sendo identificadas ‘precocemente’. Nos últimos 7 dias, 10 pessoas morreram por Covid-19 no país.

Gustavo Negreiros

Comentários