RAPIDINHAS...

🇧🇷Na política nacional

– Câmara aprova Medida Provisória sobre cancelamentos nos setores de turismo e cultura. De acordo com o texto, a remarcação dos eventos adiados deverá ocorrer no prazo de 12 meses, contados do fim do estado de calamidade pública, previsto para 31 de dezembro de 2020.

– Deputados rejeitam mudanças à Medida Provisória que regulamenta auxílio a setor cultural. Texto, que complementa Lei Aldir Blanc, segue para sanção presidencial, conforme o texto aprovado pela Câmara, já que as modificações propostas no Senado foram rejeitadas pelos deputados para acelerar a tramitação da proposta.

– Aras quer combater a corrupção sem atropelar garantias, diz Fernando Bezerra. Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse apoiar a manifestação do procurador no sentido de “corrigir rumos” da operação.

⚖ Justiça

– Dias Toffoli defende oito anos de inelegibilidade para juízes e promotores. No entendimento do ministro, membros do Judiciário e do Ministério Público não podem usar seus cargos como meios de “proselitismo e demagogia” com objetivos partidários.

– Ministro Marco Aurélio do STF nega pedido para anular busca em gabinete do deputado federal Paulinho da Força (SD-SP). Na decisão, o ministro afirmou que o “local da diligência não enseja campo à atuação do Supremo”.

💲 Na economia

– Movimentação em portos públicos cresce no primeiro semestre de 2020. Alta foi de 6,6% entre janeiro e junho, em comparação com mesmo período de 2019, segundo levantamento do Ministério da Infraestrutura.

– Petrobras diz que pode recuperar R$ 17 bi após ganhar causa tributária. Estatal afirma que valores serão reconhecidos nas demonstrações financeiras do segundo trimestre de 2020.

– Mega-Sena acumula de novo e pode pagar R$ 23 mi no próximo sorteio. Dezenas reveladas nesta quarta-feira pelo concurso 2.284 na loteria foram: 04 — 10 — 12 — 14 — 36 — 46.

⚽ No esporte

– São Paulo é eliminado pelo Mirassol e completará novo ano sem títulos. Sem levantar uma taça desde 2012, time foi surpreendido dentro do Morumbi e se concentra agora no Brasileirão e Libertadores, que só terminam em 2021.

– Com dois gols no fim, Palmeiras se garante na semifinal do Paulistão. Mais uma vez sem convencer, time conseguiu superar o Santo André por 2 a 0 e espera os jogos desta quinta-feira para conhecer seu adversário no domingo.

–  Copa do Nordeste: Bahia supera Confiança e está na grande final. o Bahia derrotou o Confiança por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (29) e garantiu a classificação para a grande decisão da Copa do Nordeste, onde enfrentará o Ceará.

🌐 Internacional

– Exilado, Evo é processado por protestos desta semana na Bolívia. Além do ex-presidente, o executivo da Central Obreira Boliviana e uma deputada do MAS são acusados de incentivar as manifestações que ocorreram na semana.

– O Federal Reserve (Fed), Banco Central norte-americano, mantém juros nos Estados Unidos próximos de zero. Comitê espera manter essa faixa até melhora da economia.

Gustavo Negreiros

Comentários