RAPIDINHAS...

 - Membros do governo debateram neste fim de semana com o senador Márcio Bittar (MDB-AC) o Pacto Federativo. A proposta corta gastos obrigatórios e abre caminho para novas despesas a partir de 2021. Os cálculos atualizados apontam para um potencial de economia acima de R$ 30 bilhões no próximo ano, enquanto uma versão mais enxuta pouparia quase R$ 20 bilhões.


Na justiça

- O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), formalizará nesta segunda-feira, 21, um pedido ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para o envio da Força Nacional para atuar no combate às queimadas no Pantanal e em outras regiões do Estado. Segundo o governo mato-grossense, o governo federal já sinalizou que atenderá a solicitação.

- O Supremo Tribunal Federal (STF) fará uma audiência pública para debater a crise ambiental no Brasil e as medidas contra as mudanças climáticas do planeta. Quatro partidos políticos – Rede, PSol, PSB e PT – entraram com uma ação devido à pausa do Fundo do Clima. 


Na economia

- O secretário estadual da Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse no último domingo (20) que o estado de São Paulo receberá até o fim do ano 46 milhões de doses da vacina coronavac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac. Segundo o governador João Doria ,  5 milhões dessas doses devem chegar ao estado já no mês que vem.

- Apesar do posicionamento contrário da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) à inclusão do ISS no imposto único sobre bens e serviços, o IVA, quase todos os municípios mais pobres do país teriam um aumento de receita com a reforma tributária mais ampla. Os cálculos mostram que 99 dos 100 municípios com mais de 80 mil habitantes que têm as menores receitas per capita (conhecido como g100) teriam aumento na arrecadação com a unificação de impostos.

No esporte

- Uma descoberta no Equador abalou o Flamengo. Ao menos seis jogadores testaram positivos para covid-19. O Rubro-negro já recebeu a contraprova e ainda há o temor que outros integrantes da delegação tenham contraído a doença. O departamento médico aguarda os laudos. 

No mundo

- Autoridades do Egito anunciaram, no último domingo (20), a descoberta de 14 sarcófagos com cerca de 2,5 mil anos em Saqqara, a 25 km das pirâmides de Gizé. Eles estavam no fundo de um poço e se somam a outros 13 que foram encontrados na semana passada.

Gustavo Negreiros

Comentários