DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL

 Com o constante aumento do combustível, em especial o da gasolina, vale tudo na hora de economizar. Afinal, muitas vezes não há outra saída além de continuar utilizando o veículo para rodar nas cidades e estradas. Por isso, aqui estão algumas dicas de como economizar na hora de dirigir.

Não ande na reserva ou com tanque até a “boca”

Nada de 8 ou 80. Rodar com o tanque de combustível na reserva pode trazer prejuízos, mas enchê-lo demais também.

Quando a gasolina está na reserva, há mais espaço para evaporação, por isso, o combustível acaba mais rápido. Além disso, uma pane seca pode ocorrer.

Ao completar o tanque é preciso obedecer ao freio do gatilho da bomba. Pedir para completar além do limite é ainda mais nocivo. Isso pode danificar o cânister que filtra gases tóxicos e poluentes. Isso faz gastar mais e render menos.

Evite dirigir um pouco por dia

Ao contrário do que parece, dirigir “picado” não ajuda a economizar combustível. Ou seja, não vale a pena distribuir os afazeres pouco a pouco na semana para dirigir por menos tempo.

Isso ocorre porque o carro precisa atingir uma certa temperatura para exigir menos do tanque. Esse é um dos motivos que fazem a pilotagem em estradas ser mais econômica.

Fora isso, dirigir aos poucos, com a temperatura mais baixa, tende a gerar mais gastos com manutenções. Para se ter uma ideia, o óleo do motor costuma demorar cerca de 15 minutos para lubrificar adequadamente.

Não precisa desligar o ar e abrir os vidros nas estradas

Uma coisa é certa, o ar condicionado realmente eleva o consumo de combustível. Por isso, evite utilizar o ar na cidade.

Se não estiver muito quente, evite também nas estradas. Porém, abrir os vidros para se refrescar nas rodovias aumenta o consumo de gasolina.

Isso ocorre devido a turbulência que o vento causa. O carro precisa de mais força para continuar acelerando e isso vai gastar mais do que o necessário.

Evite exagerar em acessórios

Muitos acessórios eletrônicos não sobrecarregam apenas a bateria do automóvel. Eles podem danificar outros itens, como o motor de partida e trazer mais gasto de combustível.

Além disso, alguns desses equipamentos fornecem um peso extra considerável. Isso também exige mais aceleração e mais gasto.

Atenção ao óleo

Mantenha o óleo sempre em dia. Troque seguindo o prazo de validade, de acordo com a quilometragem ou com o tempo certo. O que vencer primeiro deve ser o sinal de alerta.

Rodar com o carro mal lubrificado pode danificar o motor e aumentar significativamente os gastos.

Fonte: Emprego Diário Zeta

Fonte: Portal Grande Ponto

Comentários