ATRIZ CONSAGRADA DEIXOU A REDE GLOBO

 Marjorie Estiano se juntou à lista de atores que não têm mais contrato fixo com a rede Globo. Agora, ela será contratada por obra. E isso aumenta as dúvidas sobre a continuidade de "Sob Pressão", a melhor série atual da emissora.

Para complicar, a atriz teria optado por não renovar seu contrato por já ter outro projeto à vista, e com profissionais da emissora, num streaming rival.

Segundo a coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, Marjorie Estiano vai estrelar uma minissérie de Andrucha Waddington, criador de "Sob Pressão", baseada no podcast "Praia dos Ossos", feito por Branca Vianna para a Rádio Novelo. Trata-se de uma trama de "true crime": o assassinato de Ângela Diniz em 1976. A atriz vai interpretar a socialite morta pelo marido, Doca Street.

A morte de Ângela Diniz marcou época, tornando-se um divisor de águas no movimento feminista e no Direito brasileiros. Durante o julgamento de Doca, que deu quatro tiros no rosto da companheira, em dezembro de 1976, no auge de uma discussão do casal na Praia dos Ossos, em Búzios, Rio de Janeiro, a defesa alegou "legítima defesa da honra" para tentar absolvê-lo do caso. Ele alegou ter matado "por amor".

O argumento gerou polêmica. Militantes feministas organizaram um movimento cujo slogan - "quem ama não mata" - tornou-se, anos mais tarde, o título de uma minissérie da Globo.

Até o grande poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) se manifestou. "Aquela moça continua sendo assassinada todos os dias e de diferentes maneiras", disse sobre a estratégia da defesa de culpar Ângela Diniz por seu próprio assassinato.

A tese da "legítima defesa da honra" constava no Código Penal da época, mas mesmo assim Doca Street foi condenado a 15 anos de prisão. Na década seguinte, a Constituição Cidadã acabou com essa desculpa para o feminicídio.

O detalhe é que a adaptação do podcast, com produção da Conspiração Filmes, pode enfrentar a concorrência de um filme sobre o mesmo crime, dirigido por Hugo Prata ("Elis") e estrelado por Isis Valverde ("Simonal"). Este projeto foi anunciado em dezembro passado.

Marjorie Estiano estava na Globo há 18 anos, desde que estourou na "Malhação" de 2004, quando interpretou Natasha, baixista da Vagabanda. O papel lhe rendeu até carreira musical, além de participações em várias novelas, como "Páginas da Vida", "Duas Caras", "Império" e mais. Mas seu grande papel é a médica Carolina em "Sob Pressão", que ela viveu primeiro num filme de Andrucha Waddington, em 2016, antes da obra virar série da Globo.

A atriz será vista a seguir no filme "Enterre Seus Mortos", sci-fi de Marco Dutra ("As Boas Maneiras"), em que contracena com Selton Mello. Ainda não há previsão de estreia.

Com informações do Terra

Fonte: Portal Grande Ponto

Comentários