Segundo a coluna da jornalista Malu Gaspar, de O Globo, um relatório de inteligência da Polícia Federal, sem autoria identificada e sem valor probatório, teria sido utilizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para questionar a atuação do advogado-geral da União, Jorge Messias, e dificultar os planos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de indicá-lo para uma vaga na Corte.
O documento teria sido produzido pela área de inteligência da PF em meio à crise envolvendo Moraes, Mendonça e as investigações relacionadas ao Banco Master. Conforme a publicação, o relatório faz avaliações sobre a relação entre Messias e o ministro André Mendonça e aponta supostos riscos de uma nova indicação do chefe da AGU ao STF.
A análise também recomendaria o “monitoramento e coleta dirigida” da relação entre Messias e Mendonça. O próprio documento, contudo, reconheceria possuir menor lastro documental e caráter prospectivo, sem autorizar afirmações institucionais ou providências formais.
A coluna destaca ainda que o relatório não apresenta autoria, brasão da República ou a padronização esperada para documentos oficiais dessa natureza.
Segundo Malu Gaspar, Moraes teria atuado anteriormente, ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para dificultar a aprovação de Messias para o STF. A articulação teria ocorrido em meio à disputa de poder dentro da Corte e às investigações envolvendo o Banco Master e o INSS.
O episódio amplia a crise institucional envolvendo ministros do Supremo, a Polícia Federal, a Procuradoria-Geral da República e integrantes do governo federal.
As acusações e interpretações sobre a atuação de Alexandre de Moraes são atribuídas à coluna de Malu Gaspar, de O Globo. Não se trata, portanto, de uma conclusão oficial sobre eventual atuação do ministro para impedir a indicação de Messias.
Fonte: Malu Gaspar – O Globo / Blog do BG.
Comentários
Postar um comentário