INTERNACIONAL: MORRE O NÚMERO UM DAS FARC


BOGOTÁ - O chefe máximo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), Alfonso Cano, de 63 anos, morreu durante combate com o Exército colombiano, no maior golpe ao grupo rebelde da América Latina.


A morte de Cano ocorreu na noite desta sexta-feira em uma área montanhosa da província de Cauca, no Sudoeste da Colômbia.

- Caiu o número um das FARC, no golpe mais contundente contra essa organização em toda sua história - disse o presdiente Juan Manuel Santos em transmissão pelo rádio e TV na cidade de Cartagena, logo depois da meia-noite.

Guillermo León Senz, mais conhecido como Alfonso Cano, é o guerrilheiro mais importante a morrer durante uma operação militar em toda a história da luta contra as FARC, que já dura mais de 45 anos.

O ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, informou nesta madrugada que o chefe rebelde morrera horas antes em um bombardeio, quando tentava furar o cerco do Exército Nacional para fugir.

O corpo do comandante guerrilheiro foi encontrado barbeado, sem a espessa barba e os óculos, suas principais características, informou Pinzón.

A morte do comandante rebelde soma-se a outros acontecimentos que golpearam as FARC nos últimos anos, quando a organização perdeu vários de seus históricos dirigentes, no âmbito de uma ofensiva das Forças Armadas do país com o apoio dos EUA.

fonte: o globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RISCO DE REBAIXAMENTO