OPOSIÇÃO NÃO RECONHECE DERROTA NA VENEZUELA

O candidato oposicionista à Presidência da Venezuela, Henrique Capriles, anunciou que não reconhece o resultado das urnas, que elegeu Nicolás Maduro na votação desse domingo (14), e disse que vai pedir a recontagem dos votos computados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Maduro venceu com diferençamenor que 234 mil votos.

"Não vamos reconhecer um resultado enquanto não se contar cada voto dos venezuelanos, um por um. Exigimos que o CNE abra todas as caixas e que cada voto seja contado", declarou após a divulgação do resultado das eleições.

Capriles teve 49,07% dos votos e Maduro conquistou 50,66% do total apurado. Considerado sucessor político de Hugo Chávez, o presidente eleito pediu humildade à oposição para que reconheça os resultados, mas acrescentou que aceita que a chamada verificação cidadã (auditoria) seja feita.

O sistema eleitoral usa urnas eletrônicas e os votos são impressos e guardados para posterior verificação. "O processo foi justo, legal e constitucional", disse Nicolás Maduro, em seu primeiro pronunciamento após a vitória. O ministro da Defesa venezuelano, Diego Molero, também disse que a oposição deve aceitar o resultado das urnas. "As Forças Armadas estão apegadas à Constituição e os resultados devem ser respeitados", destacou.


O resultado foi reconhecido pela União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A missão observadora avaliou que a votação transcorreu em segurança e que os resultados devem ser respeitados.


A espera pelo resultado foi tensa para a situação e os oposicionistas. Pelas redes sociais, alguns jornais anunciavam dados não oficiais que mostravam vantagem e até vitória de Capriles.

A divulgação dos resultados demorou mais do que o estimado pelo CNE. Inicialmente o conselho havia anunciado que o resultado poderia sair até três horas depois do começo da apuração, iniciada por volta das 19h.

No fim da tarde de ontem, houve problemas de internet no país. A conta oficial do Twitter de Nicolás Maduro foi alvo de um hacker e algumas regiões da cidade de Caracas ficaram sem internet por cerca de uma hora.
 
Os eleitores de Maduro comemoram a vitória nos principais redutos chavistas, como na região conhecida como Esquina Caliente, no centro da cidade, próximo ao Palácio de Miraflores, e no Quartel da Montanha, onde está enterrado o corpo de Hugo Chávez.



Tribuna do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEGA-SENA ACUMULOU