OPOSIÇÃO QUER O IMPEACHMENT DE DILMA

Líderes da Oposição disseram nesta sexta-feira que as revelações do empreiteiro Ricardo Pessoa, da UTC, que em sua delação premiada afirmou ter repassado R$ 7,5 milhões de dinheiro ilegal desviados da Petrobras para a campanha da presidente Dilma Rousseff, em 2014, é motivo para seu afastamento do cargo, com um processo de impeachment. Segundo os parlamentares, as declarações de Pessoa pode provocar constrangimentos ao Brasil no momento em que Dilma se encontrará no fim de semana com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O PSDB, por exemplo, avalia a convocação dos ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Secom), também citados na lista dos beneficiários.

- Muito grave. A cada dia a presidente Dilma perde as condições mínimas de conduzir o país. O Brasil é maior do que tudo isso e a nação não pode conviver com esse grau de deterioração da ética e da lisura, essenciais ao exercício do cargo – disse o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB).

O líder do DEM, senador Ronaldo Caiado (GO), disse que as denúncias de Ricardo Pessoa são a prova de que a campanha da presidente Dilma foi irrigada com dinheiro desviado da Petrobras.

- Isso é motivo mais que suficiente para Dilma perder o mandato e serem convocadas novas eleições. Que a Câmara abra o processo de impeachment para investigarmos tudo isso a fundo. Um crime eleitoral desse porte tem que ter como resposta o imediato afastamento da função – disse Caiado.

O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), disse que é de suma gravidade o teor da delação do dono da UTC. Ele disse que a presidente Dilma deve ser investigada , o que pode derivar o pedido de impeachment.

- Temos uma presidente da República completamente ilegítima. Junta a denúncia com a ingovernabilidade do País e temos um quadro desastroso. Talvez o melhor caminho seja mesmo discutir o impeachment. Quem vai ficar incomodado é Obama, de receber uma presidente alvo de uma denúncia muito grave. A notícia não podia ser pior na véspera dessa viagem aos Estados Unidos. Um desastre! – disse Roberto Freire.

O líder em exercício do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MS) disse que a cada delação, mais nomes do governo e do entorno da presidente Dilma vão sendo envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras.

Hoje, mais dois ministros foram citados na delação do empresário da UTC: Mercadante e Edinho Silva, além de dois tesoureiros petistas. E à medida que as investigações avançam, tomam corpo as suspeitas de que as campanhas que elegeram e reelegeram a presidente Dilma foram irrigadas com recursos ilícitos – disse Leitão, acrescentando que “o Petrolão é uma continuidade do Mensalão”

De acordo com o líder do PSDB, em relação à doação de Pessoa ao senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), a nota divulgada pelo senador tucano é, por si só, esclarecedora.

- Trata-se de um parlamentar oposicionista e, dessa forma, sem poder de influência na Petrobras. E, além disso, pela sua história e trajetória, obviamente o senador não tem ligação com a organização criminosa que se instalou na Petrobras nos governos do PT, de Lula e Dilma – afirmou Leitão.


O Globo



Comentários