RN: CRISE NA UNP

O Blog teve acesso a documento enviado por professores do curso de medicina para direção da UNP.

“Documento de reivindicações do corpo docente do curso de Medicina da Universidade Potiguar elaborado após reunião com os coordenadores do curso ocorrida no dia 17 de julho de 2019.

É com o devido acatamento e alicerçados nas assinaturas dos professores e tutores pertencentes ao quadro de docentes do curso de Medicina, que vimos por meio deste documento reivindicar e ao mesmo tempo sugerir melhorias nas relações entre nós docentes (empregados) e a Universidade Potiguar / Laureate International Universities (UnP) (empregadora).

Diante da implantação de grade curricular padronizada nos cursos de Medicina da rede Laureate no Brasil , da redução do corpo docente e da constatação da queda na qualidade das condições de trabalho tanto na sala de aula como nos cenários de práticas, o corpo docente destaca pertinentes preocupações:

1- Implantação de um novo currículo nas quatro primeiras séries do curso a partir do semestre 2019.2 sem que a instituição tenha esclarecido pontos fundamentais como: estrutura das novas disciplinas quanto atividades teóricas e práticas, relação professor/aluno , condições de laboratórios, salas de aula e cenários de prática para que as metodologias propostas pela instituição de ensino superior (IES) possam ser aplicadas com qualidade em prol do processo de aprendizagem.

2- Sucateamento constatado no hospital simulado da UnP, que faz tempo está em situação que impede o desempenho adequado de atividades de ensino com qualidade, laboratórios e cenários de prática não adequados para o que propõe o novo currículo nacional unificado para os cursos de Medicina da Laureate no Brasil, tornando sem sentido cursos de capacitação para o corpo docente, como o FALD, que propõe aplicar novas metodologias em hospitais simulados, laboratórios de habilidades e cenários de prática.

3- O corpo docente demonstra sua insatisfação a respeito do tratamento dado pela IES àqueles que coordenam as ligas e monitorias no curso médico, considerando a importância das ligas acadêmicas na complementação das atividades curriculares, proporcionando uma melhor formação dos alunos conforme preconizam as diretrizes curriculares nacionais, bem como das atividades de monitoria ao longo do curso de Medicina supervisionadas por professores sem valorização seja por carga horária remunerada, ou por estímulo na progressão da carreira.

4- Quebra de uma relação humanizada ,que já foi melhor entre colaboradores e IES, com piora do acesso de todos ao setor de recursos humanos da UnP; menor transparência na divulgação dos resultados das avaliações internas; precário esclarecimento sobre questões contratuais como carga horária, remuneração e progressão funcional, além da observância de diferentes remunerações de profissionais para o desempenho de uma mesma atividade de docência no curso médico.

Pelos motivos expostos, o corpo docente busca demonstrar através deste documento o sentimento de que houve um rompimento na relação de confiança entre a instituição e seu corpo docente e aponta como necessidade fundamental para que o curso mantenha a qualidade alcançada e reconhecida por alunos e ministério da educação (MEC), que seja restaurado o relacionamento com seus colaboradores de forma transparente e respeitosa. Dessa forma, professores e tutores esperam ações concretas da Laureate, considerando as reivindicações aqui apresentadas:

1- Apresentação clara e detalhada do novo currículo nacional antes do semestre letivo 2019.2, demonstrando critérios utilizados para sua adoção, razões para estabelecimento de nova carga horária, previsão de carga horária teórica e prática em cada disciplina, estrutura considerada essencial para que o currículo seja colocado em prática e relação professor/aluno para cada disciplina.

2- Revisão da postura de convocação para capacitações presenciais no FALD, com o prazo para conclusão dos treinamentos devendo ser ampliado ao longo do semestre 2019.2. O corpo docente propõe suspender a participação nos cursos presenciais e a distância previstos no FALD até que a instituição demonstre que, além da capacitação, será possível a aplicação do que foi treinado de forma adequada no curso de Medicina da UnP.

3- A Universidade Potiguar / Laureate International Universities (UnP) deve considerar a adoção de estímulos aos docentes coordenadores de ligas aprovadas como projetos de extensão e de programas de monitoria com carga horária remunerada enquanto ocorrerem, certificação para todos os envolvidos com horas e possibilidade de progressão no plano de carreira da instituição. O corpo docente propõe a suspensão das atividades das ligas atualmente constituídas e a abertura de novas monitorias até que se negocie essas demandas.

4- Professores e tutores solicitam que as capacitações presenciais e a distância oferecidas pela Laureate, bem como o envolvimento dos docentes em projetos de extensão e pesquisa, sejam considerados no plano de desenvolvimento institucional com maior clareza e menores exigências para a progressão funcional.

5- Revisão de remuneração diferenciada entre docentes médicos e não médicos no curso de Medicina da UnP, bem como esclarecimento detalhado ao corpo docente antes do semestre letivo 2019.2 de como será feita a distribuição de professores e tutores nas disciplinas do novo currículo da primeira a quarta série do curso e se tutores serão remunerados da mesma forma que professores.

6- A Laureate deve estabelecer nos seus processos decisórios de gestão o princípio da meritocracia e, de fato, valorizar os professores pela sua formação/titulação, capacidade docente e comprometimento institucional.”

GUSTAVO NEGREIROS

Comentários