SURTO DE EBOLA EM GUINÉ

 Um novo surto de Ebola foi identificado neste domingo (14) em Guiné, na África Ocidental. O país declarou situação de epidemia da doença, após pelo quatro pessoas morrerem e oito apresentarem sintomas da doença no sudeste do país. Esta é a primeira vez que a doença reaparece desde o pior surto de Ebola no mundo, entre 2013 e 2016, que deixou cerca de 11.300 mortos na região.

Os doentes apresentaram sintomas como diarreia, vômitos e sangramentos após participarem de um velório na subprefeitura de Goueke. Os que não morreram foram isolados em centros de tratamento, segundo o Ministério da Saúde local.

O velório que ajudou a disseminar a doença aconteceu no dia 1º de fevereiro. A falecida era enfermeira num centro de saúde local e morreu após contrair o vírus do Ebola. A paciente até chegou a ser transferida para tratamento em Nzerekore, cidade próxima da fronteira com a Libéria e a Costa do Marfim, mas não resistiu.

Inicialmente as autoridades não sabiam a causa da morte, e trataram como uma doença não especificada.

Com os novos casos surgindo, o ministro da Saúde, Remy Lamah, disse por meio de comunicado, que “Diante desta situação e de acordo com os regulamentos internacionais de saúde, o governo da Guiné declara uma epidemia de ebola”.

O Ebola é um vírus altamente infeccioso que pode matar até 90% das pessoas que o contraem.

98 FM

Comentários