RN: CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

 Com a chegada de novas doses das vacinas contra a Covid-19 o Rio Grande do Norte inicia a quinta etapa de vacinação dando cobertura à população indígena, idosos e trabalhadores da saúde que não estão na linha de frente. São 35.000 doses da fabricante Astrazeneca/Oxford – Fiocruz que chegaram na tarde de ontem (24) ao Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma Nota Informativa com orientações aos municípios. Deverá ser levado em consideração, sobretudo, o quantitativo de doses destinado a cada município, para que se possa obedecer ao cronograma proposto.

De acordo com o documento deverá ser concluída a vacinação dos idosos com 75 anos ou mais acamados e os idosos com 90 anos ou mais. Em seguida, deve-se priorizar os idosos com 85 a 89 anos, seguindo com os idosos de 80 a 84 anos e, caso o município disponha de doses remanescentes, pessoas com 75 a 79 anos.

Para este grupo prioritário a Sesap espera concluir esta etapa da vacinação até o dia 16 de março. De acordo com o número de idosos em cada município, pode haver necessidade de mais dias ou menos dias para proceder a cada etapa. Assim, os municípios têm autonomia para elaborar cronograma próprio, desde que respeite a ordem decrescente de idade para a vacinação, isto é, do mais idoso para o menos idoso.

Para os indígenas deve-se iniciar com aquelas de 75 anos ou mais, seguido de 60 a 74 anos, indígenas com comorbidades e os indígenas não contemplados nos grupos anteriores. A expectativa é concluir a vacinação para este grupo até o dia 12 de março.

A retomada da vacinação dos demais trabalhadores de saúde que não estão na “linha de frente” e que ainda não foram vacinados até o presente momento, ocorrerá após a finalização da vacinação do grupo de pessoas de 75 anos ou mais, e diante da disponibilidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Portal Grande Ponto

Comentários