COLUNA DE VICENTE SEREJO
PALCO
NOMES – A julgar pela planilha de candidatos a prefeito, na Folha, Natal terá cinco nomes na chapa: Carlos Eduardo Alves, Joanna Guerra, Natália Bonavides, Paulinho Freire e Rafael Motta.
PADRÃO – Nenhum jornal bateu a qualidade da Folha de S. Paulo na cobertura da fuga dos dois bandidos do presídio de Mossoró, com infográficos e detalhes. Jornalismo no velho e bom padrão.
ELES – Traçada a rota dos autoritarismos: Narendra Modi, Índia; Viktor Orbán, Hungria; Donald Trump, EUA; Jair Bolsonaro, Brasil; Naubi Bukele, El Salvador; e Daniel Ortega, na Nicarágua.
CRIVO – A seleção, segundo a Folha de S. Paulo, partiu de um critério rígido: a partir dos que vigiam e oprimem a vida dos cidadãos, praticam a intolerância e exorbitam no exercício do poder.
SAUDADE – Neste 29 de fevereiro que só ocorre nos anos bissextos, Haroldo de Sá Bezerra faria 88 anos. Um grande companheiro de muitas viagens que ensinou a este cronista a olhar o sertão.
OLHO – Alberto Bezerril, um olho sempre atendo, corrige: Monsenhor Expedito Medeiros Sobral e não Bezerra. E cobra: o trade oficial passeia em Portugal e os turistas são esfaqueados em Natal.
POESIA – Do poeta Bosco Lopes em ‘Corpo de Pedra’, tangido pelo vento terno das lembranças em busca da infância perdida: “Quando a seca verde / assolava o sertão / meu avô plantava sonhos”.
HUMOR – De Nino, a carne cansada e a alma macerada pelos anos, ao ouvir, como versos de uma toada antiga, os gemidos de um amigo vivendo uma paixão tardia: “Namoro de velho custa caro”.
CAMARIM
EQUIPE – O governo Diocesano de Dom João Santos Cardoso já tem nomes: o vigário episcopal é o padre Roberlan de Oliveira Gomes. Vigário para instituições sociais, Robério Camilo. Vigário da administração, Valdir Cândido de Morais. Vigário para a vida religiosa, Maurício Martins Neto.
AINDA – Vigário metropolitano, José Valquimar Nogueira. Vigário interiorano, José Silvio de Brito. Reitor do Seminário Diocesano, Josivaldo Félix de Lima. E nomeou os ainda os vigários para as quatro zonas de evangelização da Arquidiocese de Natal. Foi grande a renovação de nomes.
GESTO – Os restos mortais de Henrique Castriciano foram trasladados do cemitério do Alecrim para a matriz de Macaíba. Gesto de grandeza do professor e imortal Armando Holanda. Repousam, para sempre, ao lado dos restos mortais da sua irmã, a grande poetisa Auta de Souza. Uma santa.
Comentários
Postar um comentário