COLUNA DE VICENTE SEREJO

 PALCO

BRILHO – A jornalista e escritora Sheyla Azevedo aprovada na seleção do doutorado de Ciências Sociais da UFRN. Ela é a autora da biografia de Newton Navarro: “Um Anjo Feito Sereno”, 2013.

RETRATO – Está nas redes sociais o que antigamente os escritores chorões chamavam de pérolas: “O puxa-saco profissional é aquele que quando o chefe toma coca-cola é dele a função de arrotar”.

REZA – O folclorista Gutenberg Costa, depois do sucesso do livro sobre os cabarés de Natal, já na segunda edição, concentra-se na conclusão da sua pesquisa sobre a tradição das rezadeiras no RN.

DETALHE – Iniciada há mais de vinte anos, a pesquisa de Gutenberg contou com a ajuda preciosa do Monsenhor Expedido Bezerra para ouvir as rezadeiras mais tradicionais de S. Paulo do Potengi.

HISTÓRIA – Câmara Cascudo é o homenageado da Antologia dos 110 anos da Academia Brasileira de Ciências, Artes e Literatura, Abrasci. Foi lançada no Instituto Ludovicus no sábado que passou.

GLAMOUR – A nova tendência como item da beleza feminina é a raspagem das sobrancelhas, uma invenção da Geração Z. Algumas mulheres preferem descolorir ou até deixá-las com fios platinados.

POESIA – De Fabrício Corsaletti, no Soneto 18 do seu ‘Engenheiro Fantasma’, assim: “Vamos quebrar todos os paradigmas / vamos botar açúcar no saleiro / flor no inverno, neve na primavera”.

POBREZA – De Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama, do alto da Rua da Misericórdia a olhar o Potengi amado e sujo: “Essa aldeia anda tão pobre que não já não temos nem os caciques”.

CAMARIM

EMÉRITOS – O Instituto Ludovicos realiza hoje, na sua sede, a cerimônia de entrega do título de sócio emérito da instituição a nomes que preservam e divulgam a obra de Câmara Cascudo. Aqui e fora do Rio Grande do Norte. Este cronista, velho leitor de Cascudo, e ainda comovido, agradece.

ESCUDO – Convenhamos: o trade do turismo oficial, desta vez, atingiu a perfeição em mais uma viagem ao exterior, no caso, a Portugal: levaram também a governadora Fátima Bezerra na comitiva. Pela agenda, o sonho é conquistar turistas do mundo inteiro. De lá e de muito depois do mar oceano.

IGNORÂNCIA – Publicado originalmente pela Universidade de Yale, 2022, sai no Brasil já neste 2024 de Peter Burke, professor de História a Universidade de Cambridge, ‘Ignorância – uma história global’, edição Vestígio. O historiador inglês inclui, nos frutos da ignorância, a Guerra de Canudos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESISTÊNCIA NO BBB