Com a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) até 2030, a direita brasileira já começa a discutir quem será seu principal nome na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, divulgada pela CNN nesta quinta-feira (3), os mais citados pelos eleitores são o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB).
De acordo com o levantamento, Tarcísio lidera as menções, com 15%, seguido de perto por Michelle, com 14%. Já Marçal aparece com 11% das intenções.
Outros nomes lembrados incluem o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 9%, e o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, que registra 4%. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União), também somam 4% cada, enquanto Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, tem 3%.
A pesquisa também mostra que uma parcela significativa do eleitorado ainda não tem uma preferência definida: 19% disseram que não escolheriam nenhum dos citados, enquanto 16% não souberam ou não quiseram responder.
RESULTADOS DA PESQUISA
- Tarcísio de Freitas (Republicanos) – 15%
- Michelle Bolsonaro (PL) – 14%
- Pablo Marçal (PRTB) – 11%
- Ratinho Júnior (PSD) – 9%
- Eduardo Bolsonaro (PL) – 4%
- Romeu Zema (Novo) – 4%
- Ronaldo Caiado (União) – 4%
- Eduardo Leite (PSDB) – 3%
- Outros candidatos – 1%
- Nenhum desses – 19%
- Não sabe/não respondeu – 16%
METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, com 2.004 entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.
O cenário para 2026 ainda está indefinido, e resta saber se a direita chegará unida ou se haverá fragmentação entre os candidatos.
FONTE: CNN
Comentários
Postar um comentário