O ex-governador e ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) sugeriu que o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do RN, seja o nome do grupo governista para disputar o Governo do Estado em 2026.
A declaração foi dada durante entrevista à 98 FM Natal, nesta terça-feira (8). Na ocasião, Garibaldi projetou um cenário em que a governadora Fátima Bezerra (PT) e o vice-governador Walter Alves (MDB) renunciariam aos seus cargos em 2026. Com a saída dos dois, Ezequiel poderia assumir o governo e disputar a reeleição.
No entanto, há um entrave legal. Mesmo sendo o segundo na linha sucessória, Ezequiel não poderia assumir automaticamente o governo, caso haja vacância dupla no último ano do mandato. Em março, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, em situações como essa, deve ser realizada uma eleição direta ou indireta para escolha de um novo governador, com um mandato-tampão até 31 de dezembro de 2026.
O próprio Garibaldi reconheceu o impedimento jurídico, revelando que advogados eleitorais o alertaram sobre essa limitação. Ainda assim, ele acredita que a candidatura de Ezequiel poderia ser viabilizada por meio de uma aliança com Walter Alves.
— Se for concretizada a aliança entre eles dois, seria com a candidatura de Ezequiel a governador — afirmou Garibaldi à 98 FM.
Comentários
Postar um comentário