Levantamento divulgado pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, realizado entre os dias 11 e 13 de julho de 2025, aponta um cenário de empate técnico na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo os dados, 50,3% dos entrevistados desaprovam o governo Lula, enquanto 49,9% aprovam a atual gestão. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, o que coloca os dois índices dentro do intervalo de sobreposição estatística.
A pesquisa ouviu 2.841 pessoas em todo o país por meio de metodologia digital e traz um retrato atualizado da percepção pública sobre o governo federal.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO
Além dos números de aprovação, o estudo também revelou que 49,4% dos brasileiros consideram o governo "ruim" ou "péssimo", enquanto 43,4% classificam a administração como "boa" ou "ótima". Outros 7,2% avaliam como "regular".
EFEITO INTERNACIONAL
Um dos fatores que pode ter influenciado a leve melhora nos índices de aprovação foi a recente crise comercial com os Estados Unidos. O chamado “tarifaço” anunciado por Donald Trump, com sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, provocou reações do governo Lula que foram bem avaliadas pela população.
De acordo com a AtlasIntel, 60,2% dos entrevistados aprovam a condução da política externa brasileira diante do impasse com os EUA. Além disso, 61,1% consideram Lula mais eficiente do que Bolsonaro no cenário internacional.
TENDÊNCIA DE RECUPERAÇÃO
Comparando com o último levantamento da mesma empresa, realizado no fim de junho, houve uma melhora nos índices de avaliação do governo. Na ocasião, a desaprovação era de 51,8% e a aprovação estava em 47,3%. Agora, com 50,3% de desaprovação e 49,9% de aprovação, Lula atinge seu melhor desempenho desde outubro de 2024.
Fonte: AtlasIntel / Bloomberg.
Comentários
Postar um comentário