SANTA CRUZ: ASSALTANTE MORTO ERA ESTUDANTE DE DIREITO


“Perdemos ele para o crime”. Foi assim que resumiu a jovem Rafaela Lima em relação à tragédia que foi para a família, a morte do universitário Rafael Lima do Nascimento, 28 anos, conhecido como “Rafael Pêpo”. O desabafo da irmã foi feito a um blog da capital do estado, dias depois da morte de seu irmão em um confronto com policiais civis da DEICOR (Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado) em Santa Cruz no último sábado (14).

Rafaela contou que a família fez de tudo para afastar Rafael do mundo do crime. Segundo ela, o jovem tinha uma vida secreta e paralela, com amizades que o levaram a práticas de delitos como assaltos, sequestros relâmpago e arrombamentos de caixas eletrônicos que fizeram com que o rapaz estudante de direito numa faculdade da capital e que era amado por todos os familiares, virasse alvo de investigação da polícia. Rafael fazia exatamente aquilo que não precisava fazer.

O jovem de classe média e boa aparência, frequentava os melhores ambientes de Natal. A família tentava de todas as formas afastá-lo do mundo do crime. As reuniões familiares e com a própria irmã, eram sempre cercadas de conselhos e promessas de mudanças. Até mesmo o curso de direito, foi um presente do pai para que ele abandonasse a vida do crime e fizesse o que tanto sonhava que era o curso de Direito.
Naquela madrugada de sábado, a família recebeu uma ligação telefônica que já esperavam, mas, que lutaram tanto para não recebê-la: “Rafael foi morto num confronto com a polícia”.
Apesar de reconhecer a legitimidade da vida pregressa de Rafael, a irmã dele prefere aceitar o final trágico do jovem de uma forma menos dolorosa. Segundo ela, daqui pra frente a família irá se dedicar a trabalhos de orientação para jovens em escolas e grupos religiosos. "Temos que usar para algum fim o que de alguma forma a vida nos ensinou ao longo desses anos, para que pessoas como Rafael não tenham o mesmo fim que ele teve", comentou.

Diante de toda a tragédia, a família ainda busca forças para superar e que reverter a situação, quando tomou a decisão que a partir de agora, vai se dedicar a trabalhos sociais voltados para a orientação aos jovens em escolas e grupos religiosos.

por: Sádio Santa cruz/AM

Comentários