CONSTRUÇÃO DA ARENA DAS DUNAS PRECISA AVANÇAR


A Arena das Dunas deve ultrapassar os 60% de conclusão no mês de abril, de acordo com o consórcio responsável pelas obras. Entretanto, o GLOBOESPORTE.COM colocou na ponta do lápis a evolução mês a mês do estádio e constatou que a situação é preocupante. A construção avança em média 3,2% e, se continuar neste ritmo, não atingiria a totalidade em 2013.
Obras da Arena das Dunas (Foto: Matheus Magalhães)Arena das Dunas avança em média 3,2% ao mês (Foto: Matheus Magalhães)
O prazo dado pela Fifa para a conclusão da obra é 31 de dezembro deste ano. Caso não acelere, o estádio atingiria apenas 86,4% na mesma data. Os 100% só seriam alcançados em junho de 2014, quando começa a Copa de 2014, cuja fase de grupos terá quatro partidas em Natal. Segundo o Ministério dos Esportes e do Tribunal de Contas da União, a obra está orçada em R$ 417 milhões. A capacidade é para 42 mil espectadores.
Obras da Arena das Dunas (Foto: Matheus Magalhães)Obras da Arena das Dunas estão 57% concluídas (Foto: Matheus Magalhães)
Para o consórcio, não há motivo para preocupação e a arena continua à frente do planejamento oficial. As múltiplas frentes de trabalho garantiriam o término da obra no prazo. No último balanço oficial, divulgado no início deste mês, constam 57% de conclusão.
A obra
Obras da Arena das Dunas (Foto: Matheus Magalhães)
Começou a montagem das arquibancadas do anel
superior do setor Oeste (Foto: Matheus Magalhães)
O avanço mais notório dos últimos 30 dias foi no anel superior do setor Leste, onde as arquibancadas fixas começaram a ser erguidas. Elas vão se unir às do setor Leste através de estruturas móveis que serão retiradas após o Mundial.
Na primeira semana de abril, a área do campo, hoje ocupada por peças pré-moldadas e dois guindastes, será esvaziada. As máquinas trabalharão apenas do lado de fora e o anel inferior será completamente fechado, restando apenas as entradas para veículos de grande porte. O início da instalação da cobertura está previsto para junho e o gramado da Arena das Dunas começará a ser plantado.
Obras da Arena das Dunas (Foto: Matheus Magalhães)Área do campo deve ser esvaziada na primeira semana de abril (Foto: Matheus Magalhães)
No canteiro de obras, os 1.800 operários atuam divididos em áreas. É possível ver alguns trabalhando na fase final da superestrutura, que contempla principalmente vigas e lajes do anel superior, e também aqueles que atuam na parte da alvenaria, instalações elétricas e hidráulicas. O sistema de ar condicionado central também está adiantado.

GLOBO ESPORTE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV