PREFEITO DO RIO SAI NO BRAÇO COM MÚSICO

A noite do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), acabou em confusão na calçada de um restaurante japonês no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do Rio, às 2h deste domingo.
Após ser ofendido seguidas vezes por um frequentador da casa, Paes reagiu e agrediu o músico, sendo contido por seus seguranças.
“Xinguei o prefeito uma vez quando estava saindo do restaurante. Depois, decidi voltar lá para xingá-lo novamente. Aí, ele veio para cima de mim e me deu um soco na cara”, disse o músico e escritor Bernardo Rinaldi Botkay, 30, também conhecido como Botika.
Em nota divulgada à noite, o prefeito contou que jantava com a mulher e dois casais de amigos quando foi ofendido por um casal desconhecido “com expressões como ‘bosta e vagabundo’, entre outras mais fortes”.
Paes afirma que a discussão “transformou-se em um princípio de desentendimento físico, o que obrigou a intervenção da minha segurança para acabar com o tumulto e afastar os desconhecidos em questão”
De acordo com uma testemunha ouvida pela Folha, Paes estava com o grupo de amigos dentro do restaurante Yumê, quando saiu para conversar com alguns deles, que tinham saído do estabelecimento para fumar na calçada.
Foi quando Botkay, que estava acompanhado por sua namorada, abordou o prefeito. Segundo a testemunha, a namorada de Botkay, cujo nome o músico não quis revelar, chegou a perguntar:
“Você é o Eduardo Paes?”
O prefeito respondeu, brincando:
“Não, eu sou o Cesar Maia (ex-prefeito do Rio e atual adversário político)”.
Em seguida, o prefeito foi alvo de uma sequência de xingamentos. O músico deixou o lugar, acompanhado da namorada, mas voltou minutos depois, prosseguindo com as ofensas. Um dos presentes chegou a conversar com Botkay para tentar controlar a situação. Entretanto, o músico permaneceu exaltado, até o momento em que o prefeito reagiu.
“Eu tinha bebido sim. Mas teria insultado ele mesmo que não estivesse bêbado”, disse Botkay à Folha.
De acordo com o músico, após ser atingido por um soco desferido pelo prefeito, um dos seguranças o pegou pelo braço para afastá-lo de Paes.
A namorada de Botkay reagiu e tentou agredir o prefeito, mas acabou contida por outro segurança.
No tumulto, ela caiu na calçada e machucou os joelhos. O casal registrou ocorrência na delegacia da Gávea, na zona sul do Rio.
Na nota, Paes afirma que em 20 anos de vida pública acostumou-se “a ouvir críticas e até receber agressões”, mas afirma não ser aceitável “agressões pessoais em momentos privados diante da minha esposa”.
Paes afirma ainda que “apesar da agressividade do casal”, não poderia ter reagido da forma que fez e termina a nota pedindo desculpas “à população da minha cidade pela maneira como agi”.
Da Folha

Comentários