TONY KANAAN GANHA 50O MILHAS DE INDIANÁPOLIS

Dono do título de 2004 da Fórmula Indy, Tony Kanaan nunca escondeu. Faltava um “detalhe” em sua vitoriosa carreira. Não sossegaria enquanto não conquistasse as tradicionais 500 Milhas de Indianápolis. Depois de bater na trave algumas vezes, neste domingo, 26 de maio, em sua 12ª tentativa, o grande dia chegou. Com uma atuação de gala, o brasileiro da KV Racing fez o sonho virar realidade e colocou seu nome na galeria de vencedores do palco sagrado do automobilismo mundial, pondo fim ao jejum que tanto lhe incomodava. Agora, o baiano de 38 anos pode enfim dizer que tomou o leite destinado aos vencedores da Indy 500 e colocar no dedo o tão cobiçado anel.

- É maravilhoso. A última volta foi mais longa da minha vida, mas felizmente chegou o meu dia. Vou colocar o meu rosto feio naquele troféu, e com nariz e tudo. Não tenho nem palavras para descrever isso, mas não tenho como traduzir a emoção de vencer aqui. Passa um filme na cabeça de todas as vezes que não consegui, toda vez que tive de recomeçar os treinos aqui e esperando chegar esse dia. Quando as pessoas me cobravam ganhar aqui, era porque elas gostavam de mim e queria me ver vencendo as 500 milhas. Eu já tinha até me conformado de não vencer, mas não achava justo com todo esse povo aqui fora. Então essa vitória não é só pelo trófeu e o título, e sim para todas essas pessoas que sempre torceram por mim sem quererem nada em troca.

Tony Kanaan Fórmula Indy 500 milhas de Indianápolis (Foto: Getty Images)Kanaan se banha com o tradicional leito dos vencedores das 500 Milhas de Indianápolis (Foto: Getty Images)
Após revezar na liderança ao longo das 200 voltas, Tony estava em segundo a sete voltas do fim, atrás do norte-americano Ryan Hunter-Reay  (Andretti Autosport) quando uma bandeira amarela interrompeu a corrida devido ao acidente de Graham Rahal (Rahal Letterman). Na relargada, Kanaan logo deu o bote no rival e assumiu a ponta. Foram poucos segundos sob bandeira verde. Dario Franchitti (Chip Ganassi) bateu e paralisou novamente a corrida. Não havia mais tempo para mais uma largada. Com o brasileiro na ponta, a prova foi completada com bandeira amarela, consagrando de vez o baiano de 38 anos. Em segundo lugar ficou o colombiano Carlos Muñoz (Andretti Autosport), seguido por Hunter-Reay e Marco Andretti (Andretti Autosport), principais rivais do brasileiro durante toda a prova.
- Maravilhoso! A última volta foi a mais longa da minha vida. Prometi ao meu filho um troféu e esse será um muito bom - celebrou.
Tony Kanaan Fórmula Indy 500 milhas de Indianápolis (Foto: AP)Baiano de 38 anos enfim venceu a cobiçada corrida (Foto: AP)
Resultado maravilhoso para Kanaan e também muito bom para os dois outros brasileiros da corrida, Helio Castroneves (Penske) e Bia Figueiredo (Dale Coyne Racing). Vencedor de três edições da Indy 500 e terceiro colocado no campeonato, Helinho completou a corrida em sexto e chegou aos 152 pontos, mantendo-se firme na briga pelo título. Já Bia terminou em 15º após largar em 18º, fazendo uma prova consistente para quem busca oportunidades para disputar a temporada integralmente. O novo líder do campeonato é Mario Andretti (168 pontos). Ele superou o japonês Takuma Sato, que chegou 13º e soma 157 pontos. Tony chegou aos 124 pontos e Bia possui 53.

Globo Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV