COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

O Diário Oficial do Município trouxe na edição de hoje a convocação de servidores e ex-servidores para comparecerem à sede da Secretaria Municipal de Administração, no intuito de tomarem ciência da conclusão do referido processo e do valor a ser restituído ao Erário. A convocação é referente à “conclusão dos trabalhos de Sindicância instaurada para apuração do pagamento em duplicidade de verbas rescisórias a servidores municipais ocupantes de cargos comissionados, exonerados em janeiro/2013″.
MICARLA II
E, dentre os 20 nomes constantes da lista, um chamou mais a atenção do que todos os outros: Micarla Araujo de Sousa Weber, a ex-prefeita de Natal. Envolvida em uma denúncia de corrupção e desvio de recursos, ela foi afastada da Prefeitura de Natal ainda em 2012 e nem chegou a terminar o mandato.
BOLSA-ATLETA
O projeto de lei que cria o bolsa-atleta, aprovado na Assembleia Legislativa, foi vetado pelo governador Robinson Faria, pelos vários vícios que a matéria conteria. Porém, isso não quer dizer que a discussão em torno desse importante benefício está encerrada. O secretário estadual de Esportes, o vereador licenciado George Câmara, do PC do B, promete tentar implantar o benefício neste governo.
BOLSA-ATLETA II
Segundo George Câmara, inclusive, não há nem o que discutir em torno da matéria. “Está no projeto de governo de Robinson Faria. Nós temos que fazê-lo”, garantiu o comunista em conversa com este interino, acrescentando que, na pasta, tentará continuar a discussão em torno da transformação do esporte em uma política pública.
CENTENÁRIO
Por outro lado, George Câmara praticamente descartou a possibilidade de apoio financeiro aos clubes potiguares neste ano. Bom, pelo menos, com recursos da secretária. “Nossa verba é muito pouca e não seria certo destinar quase tudo que temos para ajudar aos clubes, por mais que este seja um ano importante por ser o ano dos centenários de ABC, América e Alecrim”, afirmou.
BOM SENSO
Ou seja: George Câmara mostrou ter bom senso. Com visibilidade e popularidade, ABC e América, principalmente, podem buscar parcerias privadas para patrocínio. E, se mesmo assim, diante da fragilidade do marketing dos clubes potiguares, o Governo Estadual quiser ajudar, que faça isso com a verba destinada para a publicidade e não com o limitadíssimo montante da Secretaria de Esportes, que teria muito mais utilidade na elaboração e execução de ações ligadas ao esporte amador.
PUBLICIDADE
A destinação de parte da publicidade para o esporte de alto rendimento é medida muito praticada em outros estados onde, assim como no Rio Grande do Norte, existem poucas empresas dispostas a se tornar patrocinadoras. O que não pode haver, entretanto, é o que já ocorreu aqui outras vezes, onde apenas o futebol lucrava com isso. Se vai ajudar um, o Estado deve ajudar todos. Criar uma política pública de incentivo ao esporte e ganhar com a visibilidade da marca na roupa de seus atletas, seja no futebol, seja nas competições atleticas, seja no MMA, onde o Rio Grande do Norte é um celeiro de talentos e jamais contribuiu financeiramente para a carreira de qualquer um deles.
RETORNO
Para quem tem dúvidas se há retorno nisso, é fácil comprovar que há sim. O lutador Renan Barão já trouxe, por exemplo, a estrutura do UFC para fazer vídeos em Natal, mostrando as belezas das praias potiguares. O vídeo, publicado na página oficial da organização de lutas no YouTube, foi visto por milhares de pessoas, do mundo inteiro. Um comercial que não rendeu qualquer custo para Estado e Município.
GREVE
A Associação dos Advogados do RN tentará uma última chance conciliação antes da greve dos servidores do TJ. Se não houver, o próprio Judiciário deverá definir se a paralisação é legal ou não. Imagine, então, como seria para um juiz ter que julgar contra os servidores que estão ali, do lado dele, fazendo quase que seus trabalhos.

Comentários