COLUNA DO JORNALISTA TÚLIO LEMOS (JORNAL DE HOJE)

O deputado estadual Álvaro Dias ainda não desistiu de ser presidente da Assembleia Legislativa na eleição que acontece no dia 1° de fevereiro. Cometa-se nos bastidores que ele segue apresentando projetos e fazendo propostas, tentando conseguir votos – ou pelo menos a promessa de votação – dos deputados. Tendo alguns potenciais apoiadores, Álvaro retornaria para Robinson, para negociar a votação da base aliada do governador.
SEM CHANCE
O problema é que Álvaro dificilmente terá chance na eleição da Assembleia Legislativa. Primeiro por ser do PMDB, partido que enfrentou e, muitas vezes, desmereceu a candidatura de Robinson Faria. Segundo porque nem entre os peemedebistas Álvaro é unanimidade e, sem o controle do partido, o “presidenciável” não poderia garantir que seus colegas de sigla serão aliados do governo – o mais provável é que não.
BOM PRA QUEM?
Diante dessa situação, em que a eleição de Álvaro Dias poderia ajudar Robinson Faria neste novo governo? Que tão bom motivo seria esse que faria Robinson abrir mão de eleger qualquer outro para colocar na presidência da Assembleia Legislativa um nome do PMDB? A não se que se estivesse colocando na negociação a mudança de Álvaro para um (novo) partido da base aliada da gestão PSD…
CHANCE
Para falar a verdade, acredito o único candidato que poderia enfrentar Ricardo Motta é Gustavo Carvalho. O problema é que este não tem a simpatia de boa parte da Casa e precisaria de uma estrutura muito maior de articulação para se tornar presidente – e o “investimento” nisso poderia não ser viável, hoje, para Robinson. Até porque, mesmo não tendo o procurador oficialmente para pedir votos, o governador também sabe que Ricardo é o melhor nome.
FALTOU COMBINAR
Mais uma vez parece que o médico Paulo Davim esqueceu de combinar com o resto do partido antes de tornar o assunto público na imprensa. Garantiu que o PV teria uma candidatura própria a prefeito na eleição de 2016, em Natal, mas não é possível encontrar no partido um só nome realmente forte para a disputa. O único que teria maior repercussão, o vereador Luiz Almir, pré-lançou a candidatura de Walter Alves, do PMDB.
PRIMEIRA VEZ
Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que Paulo Davim deu declaração nesse sentido e, depois, sofreu por não ter combinado com a outra fonte antes. Durante a campanha, ele, que é presidente estadual do PV, disse que Paulo Wagner havia desistido da candidatura a reeleição na Câmara Federal. Paulo Wagner negou e foi candidato até o fim. Neste caso, porém, era melhor ter seguido o conselho de Davim. Wagner conseguiu apenas cinco mil votos e a candidatura poderá, agora, cancelar sua aposentadoria por invalidez – afinal, se era candidato, tinha condição física de ser deputado.
FUTURO
O nome de Walter Alves pode ser lançado para prefeito de Natal, mas não em 2016. Isso porque dificilmente a família Alves aceitaria outra disputa interna entre Walter e Carlos Eduardo. O povo, que já tem se manifestado contra isso cada vez nas eleições, muito menos.
ELEIÇÃO
No dia 3 de fevereiro será realizada a eleição para escolha da diretoria e conselho fiscal da Associação dos Procuradores do Estado do RN, Aspern. A chapa “Unidos e Mais Fortes” tem como candidata a procuradora Idaísa Fernandes e como vice, o procurador Marcos Pinto. Como procuradora aposentada, Idaísa dispõe de tempo para implementar as 16 metas estabelecidas pela chapa, que visa realizar um trabalho alinhado com as diretrizes do novo Procurador Geral, Francisco Wilkie Rebouças Junior, buscando melhores condições de trabalho para os procuradores e a valorização dos aposentados e dos que atuam no interior do Estado.
BULLING NO RN
Chamou a atenção na edição de hoje do Diário Oficial do Estado a portaria número 0019/2015, de autoria do promotor Cláudio Alexandre de Melo Onofre. Ela instaura inquérito civil público para apurar e adotar providências para “cessar um caso de bullying que supostamente vem ocorrendo numa das escolas da rede municipal de São Paulo do Potengi”. CAOP Infância, Conselho Tutelar e Secretaria de Assistência Social de São Paulo do Potengi foram notificados.
RESPOSTA
Alvo de uma série de críticas – muitas delas pessoais – o presidente do Tribunal de Justiça do RN, Cláudio Santos, resolveu responder: “É preciso uma demonstração pública de boa vontade por parte do sindicato. Podem criticar livremente todas as minhas decisões, pois são motivadas, mas não aceito ataques à minha honra de magistrado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FUTEBOL NA TV