COLUNA DE VICENTE SEREJO

 Palco

SERÁ? – Tem fonte certa de que o presidente da Câmara, Artur Lira, está em Natal. Discretamente. Teria vindo a convite do senador Rogério Marinho e do deputado Paulinho Freire. Seria trama?

LUTA – A poetisa Diva Cunha, fantasiada de Odalisca tardia, era a mais sassaricada no salão do 294 na festa da Bandagália, um show de grandes frevos e a casa cheia, transbordando de alegria.

MARCAS – Foi capa do caderno ‘Turismo’, da Folha de S. Paulo, a matéria que apontou os três únicos carnavais autênticos do Brasil: Rio, Salvador e Recife. O resto faz o jogo feio do populismo.

CHAMADA – Na chamada de capa da matéria é claramente seletiva: quem curte a festa da carne pode optar pela cultura afro de Salvador, pela folia em Recife e Olinda ou os megablocos do Rio.

ALIÁS – Este fato, publicado pela Folha, o jornal de maior circulação do país, já flagra o blefe de quem esconde com palavras pedantes o populismo do carnaval de Natal contratado a peso de ouro.

PRESENÇA – Quem está no verão de Muriú é Hamilton Dantas, hoje desembargador aposentado de Brasília. Na sua juventude, foi repórter desta TN naquele heroico jornalismo dos anos sessenta.

VIDA – Do velho frevo de Dozinho e Waldir Minone que encantou os carnavais tão ingênuos de antigamente: “Eu não vou / vão me levando / vão me empurrando / desse jeito eu tenho que ir”.

PIOR – De Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama, vendo o servilhismo que é vender falsa glória aos poderosos, mas tudo por conta das burras oficiais: “Convenhamos, é o pior dos ismos”.

Camarim

PADRÃO – O Colégio CEI-Romualdo Galvão confirmou a tradição de uma eficiência que vem construindo há décadas: mais de cem aprovações nos exames do ENEM, além de cinco primeiros lugares em Nutrição, Engenharia de Produção, Engenharia Mecatrônica, Jornalismo e na Música.

QUADRO – Foram 10 aprovados em Medicina; 19 em Direito; e 53 nos cursos das engenharias, segundo comprovam os resultados oficiais do Ministério da Educação. Mais do que um colégio, o CEI é uma marca que hoje é referência nacional. Um produto que nasceu e aqui se consolidou.

SACADA – O bloco ‘Se parar eu Caio’, sai terça próxima. Parte do restaurante Severina, em frente ao Atheneu. Como sempre, homenageia a cultura popular. Com uma boa notícia: Cláudio Porpino, seu grande mestre de cerimônia, vai acompanhar a concentração e autorizar o início do seu desfile.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESISTÊNCIA NO BBB