Pular para o conteúdo principal

COLUNA DE VICENTE SEREJO

 RENÚNCIA – O potiguar Dom Francisco Canindé Palhano, o bispo da Diocese de Petrolina, em Pernambuco, completou 75 anos e, por isso, encaminhou ao Papa Francisco sua Carta de Renúncia.

RITMO – São várias as sucessões episcopais no Regional Nordeste II. Em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte (Natal e Mossoró), Ceará e Maceió. Todas as mudanças ao longo de um ano.

GESTO – O professor Armando Holanda, temendo pela integridade e preservação das urnas com os restos mortais e comendas de Augusto Severo, o pioneiro, contratou e patrocinou a blindagem.

ONDE – As urnas estão depositadas numa sala do Ferreiro Torto, em Macaíba, e a blindagem feita com rigor técnico, fixada a lazer e destinada a resistir a qualquer tentativa de roubo, tiro e violação.
EXEMPLO – A Comissão Norte-Rio-Grandense de Folclore foi a única instituição cultural que lembrou os 120 anos de Chico Antônio, o cantador de coco tão consagrado por Mário de Andrade.

ALIÁS – Embora tombada pelo Conselho Estadual de Cultura, quando de sua morte, sua casa, nas barrancas do Rio Curimataú, virou uma ruína. Sequer mereceu as atenções das entidades culturais.

POESIA – De Carlos Drummond de Andrade os versos finais do poema ‘Os Ombros suportam o mundo’: “Chegou um tempo em que a vida é uma ordem. / A vida apenas, sem mistificação”.

BONDADE – De Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama olhando a doce sombra da noite, depois do quinto uísque lavando a garganta: “A pureza de espírito é a alma da bondade humana”.

CAMARIM

PROUST – Lançado na França, pela Classiques Garnier, ‘Três Leituras Brasileiras de Proust’, de Fellipe Mauro. A influência em três obras de brasileiros: ‘Baú de Ossos’ (1972), de Pedro Nava; ‘Labirinto’ (1978), de Jorge Andrade (1978) e ‘A Menina do Sobrado’, de Cyro dos Anjos (1979).

AUTOR – Fillipe Mauro, o autor, é doutor pela Sorbonne e apresentou a tese, originalmente, na Universidade de São Paulo, mas a edição foi lançada na França, onde é professor. O título faz parte da Bibliothèque Proustienne, com prefácio de Étienne Sauthier, um especialista em Marcel Proust.

ALECRIM – A notícia não teria tanto interesse local se da bibliografia não fizesse parte a segunda edição de ‘Província Submersa’, de Otacílio Alecrim, com seis longas citações, e uma referência a Câmara Cascudo. Edição apresentada por Ivan Maciel e introdução deste cronista provinciano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos com pesar o falecimento de Manoel Abrantes de Sá , pai do Dr. Sales, aos 91 anos. O velório será realizado a partir das 16h , com missa às 17h , no Cemitério Morada da Paz , localizado na Rua Aurino Vila, 882 – Emaús, Parnamirim/RN .

OPORTUNIDADE DE EMPREGO

 

FORRÓ FOLIA 2025

Prepare-se para uma noite inesquecível de muita música e animação! No sábado, 13 de setembro, a partir das 21 horas, a Arena Ladislau Galvão Pereira, em São Tomé, será palco do Forró Folia 2025 Indoor , um evento imperdível para os fãs do ritmo que é a cara do Nordeste. A entrada para o evento será 1 kg de alimento não perecível, uma ótima oportunidade para curtir e ainda contribuir com uma boa causa. O show principal fica por conta da banda Grafith , que promete levar um repertório de sucessos e muita energia para o público. Além deles, as atrações Pretta e Farra de Rico também farão apresentações que vão garantir a diversão da galera até altas horas. O evento é promovido pela MJ Produções e Athenas Produções, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Tomé e da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTHAS). Não fique de fora dessa festa que vai celebrar a cultura e o forró com muito estilo. Separe seu alimento, convide os amigos e venha se divertir no Forró Fo...