Khalil Al-Hayya, um dos principais líderes do grupo terrorista Hamas, anunciou nesta quinta-feira (9) o fim da guerra com Israel. Segundo ele, os Estados Unidos e mediadores de países árabes garantiram a implementação de um cessar-fogo permanente.
Al-Hayya atuou como negociador-chefe do Hamas nas tratativas relacionadas ao plano de paz proposto pelos EUA para a Faixa de Gaza. Em setembro, o dirigente sobreviveu a um ataque israelense que teve como alvo integrantes do grupo no Catar.
O anúncio do acordo de paz foi feito oficialmente na quarta-feira (8). De acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Israel e Hamas concordaram em iniciar a primeira fase do processo que visa encerrar o conflito.
Até a última atualização, ministros do governo israelense permaneciam reunidos para discutir a aprovação formal do tratado. Um porta-voz israelense afirmou que o cessar-fogo entrará em vigor em até 24 horas após a ratificação oficial.
A guerra entre Israel e o Hamas teve início em 7 de outubro de 2023, quando o grupo lançou um ataque que matou mais de 1.200 pessoas e resultou no sequestro de 251 reféns. Desde então, mais de 60 mil palestinos morreram na Faixa de Gaza, segundo números divulgados por autoridades ligadas ao Hamas.
Fonte: Portal g1
Comentários
Postar um comentário