O Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), do qual Frei Chico — irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — é vice-presidente, foi alvo de uma nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (9). A ação investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), incluindo inserção de dados falsos, organização criminosa e ocultação patrimonial.
Foram cumpridos 66 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal. Entre os alvos estavam a sede do Sindnapi em São Paulo, os endereços do presidente da entidade, Milton Baptista de Souza Filho (conhecido como Milton Cavalo), e de outros dirigentes. Milton Cavalo tem depoimento agendado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes no INSS.
Em nota, a defesa do Sindnapi afirmou estar surpresa com a operação, destacando que ainda não teve acesso ao inquérito policial ou aos fundamentos da decisão que autorizou a ação. A entidade reafirmou seu compromisso com a legalidade e disse que comprovará a lisura de suas ações em prol dos associados.
O escândalo, conhecido como "Farra do INSS", foi revelado pelo Metrópoles em 2023 e resultou na abertura de inquérito pela PF. A primeira fase da operação, deflagrada em abril deste ano, incluiu mandados de busca e apreensão e sequestro de bens avaliados em mais de R$ 1 bilhão.
Fonte: Portal 96FM
Comentários
Postar um comentário