JORNALISTA ANALISA PESQUISA ELEITORAL DIVULGADA ONTEM

blog do Bruno Giovani divulgou ontem (13) pesquisa da Consult com foco nas classes A e B em Natal. O levantamento foi amplamente repercutido no portal nominuto.com.
Foram realizadas 600 entrevistas entre 10 e 12 de junho. Eu vou resumir hoje (14) as minhas dez impressões sobre a pesquisa de opinião:
1 - Rosalba Ciarlini herdou de Micarla de Sousa a impopularidade que beira os 100%. Segundo a Consult, a governadora amarga 84,33% de desaprovação entre os natalenses. É o efeito borboleta.
2 - O prefeito Carlos Eduardo Alves conta com a confiança expressiva da população (53,83%), mas está longe de ser uma unanimidade. A população segue na bronca com a Prefeitura de Natal.
3 - Fernando Mineiro conquistou boa parcela do eleitorado da capital. Já pontua forte para governador [em um dos cenários, o petista aparece colado em Wilma], se mantém competitivo na presença de Garibaldi e é um dos nomes forte para a Câmara dos Deputados. Se Fátima Bezerra for descolada para o Senado, Mineiro é o nome mais forte do PT para manter o espaço na Câmara.
4 - Wilma de Faria perde força para disputa majoritária. Além de perder para Garibaldi e ter Mineiro na cola para o governo, a ex-governadora pode ser batida por Fátima Bezerra.
5 - Garibaldi Filho mantém favorito mesmo sem abrir grande vantagem na simulação com Wilma e Mineiro. Mas ganha fácil com as presenças de Robinson Faria e Rosalba. O ministro assiste à cena de camarote, porque reafirma que não é candidato a nada. Será?
6 - Robinson Faria, coitado, não consegue cair na graça do povo. Mantém a condição de coadjuvante no jogo eleitoral. Só tem alguma chance na disputa do governo quando os caciques ficam de fora das simulações. Para o Senado, Robinson também não vinga.
7 - Ao olhar os números da Consult em Natal, dá para entender o medo de Henrique Alves na eleição majoritária. Quando o assunto é governo, Henrique perde para Wilma e Mineiro. Só vence quando os adversários são Robinson e Rosalba. Mas se perder para estes dois, Henrique vai ganhar de quem? Se for para o Senado, Henrique amarga um terceiro lugar atrás de Fátima e de Wilma.
8 - Fátima Bezerra consolida favoritismo para o Senado. Isto é fato.
9 - Walter Alves e Rafael Mota já são uma realidade na disputa por uma vaga de deputado federal.
10 - José Agripino Maia não foi lembrado pelo eleitor de Natal. Já o filho Felipe Maia mantém bom conceito na preferência de parte do eleitorado quando o assunto é Câmara Federal.
Foi assim que eu vi mais um retrato.

Diógenes Dantas

Comentários