HOJE TEM MANIFESTAÇÃO EM PRIMAVERA DO LESTE/MT

Redação: Jaqueline Hatamoto



Foto: Jaqueline Hatamoto
Local escolhido para a manifestação

Manifestações estão acontecendo em todo país, cidades se mobilizam para também sair às ruas. A organização acontece muitas vezes pelas redes sociais, bem diferente de antigamente. Professor do Departamento e chefe do Programa de Pós-Graduação de História, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Vitale Joanoni Neto destaca que: “Os protestos de hoje contam com novas ferramentas, que são as redes sociais e o público jovem que ganhou as ruas desde a última semana.”

E é assim que a mobilização marcada para acontecer na cidade de Primavera do Leste hoje (20), está sendo organizada, pelas redes sociais.

Pesquisa feita pela empresa de monitoramento Tribatics detalhou que num período de 19 horas, entre os dias 17 e 18 de junho, 604 mil tweets foram disparados por pelo menos 270 mil usuários da rede social Twitter. 

Além de Primavera do Leste, municípios como Rondonópolis, Sinop e Nova Mutum também organizam movimentações. 

Com pautas distintas, mas com foco voltado à sociedade, os protestos tratam do cumprimento da legislação que garante o passe livre aos estudantes, melhorias nas áreas de educação, saúde, saneamento básico e cultura, como também reivindicações contra corrupção, foro privilegiado e votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que restringe a prática de investigação às polícias. Paralelo aos movimentos.

O manifesto em Primavera do Leste está marcado para acontecer hoje por volta das 18 horas na pista de caminhada. Em uma das publicações nas redes sociais, o convite é feito da seguinte forma: “VEM PRA RUA PRIMAVERA. #Primavera acordou!! Dia 20 junho às 18h, na Praça de Eventos. levem o que puderem:*cartazes*faixas*megafones*sua voz. Para mostrarmos que não somos apenas estatísticas...e sim uma NAÇÃO UNIDA! quem é a favor compartilha.”

Não há informações de quem esteja organizando as manifestações aqui na cidade.

Em face das possíveis manifestações, na tarde de quinta-feira (19) , o coordenador de Comunicação e Marketing Institucional da Polícia Militar, Paulo Ferreira Serbija Filho, publicou através do site da Polícia Militar a seguinte nota: 

NOTA OFICIAL

Em face às manifestações legítimas chamadas de “passe livre”, e a previsão de ocorrerem nos municípios matogrossenses, a Polícia Militar passa a informar:

1.     A Polícia Militar atuará na segurança das pessoas que forem exercer a democracia e seu direito constitucional de se manifestar em praças e vias públicas;

2.     Orientamos as pessoas que participarem das manifestações que prezem por realizar protestos ordeiros e pacíficos, evitando exageros e radicalizações;

3.     Orientamos ainda as pessoas que evitem circular de veículos nos horários e trajetos das manifestações, reduzindo assim a ocorrência de congestionamentos e gargalos no trânsito local;

4.     A Polícia Militar garantirá o livre exercício da cidadania de todos os cidadãos que o fizerem de forma pacífica e ordeira, solicitando à população que denuncie e aponte práticas antidemocráticas que prejudiquem a manifestação;

5.     A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso tem uma história de mais de 290 anos na proteção do cidadão mato-grossense, respeitando seus diretos e proporcionando tranquilidade ao desenvolvimento do povo de nosso estado.

Quartel do Comando Geral da PMMT, em Cuiabá-MT, 19 de junho de 2013.


Clique F5

Comentários