247 – Em meio a onda de protestos pelo país, a Fifa deu um ultimato ao governo brasileiro. Segundo informações do UOL Esporte, a cúpula da entidade que controla o futebol mundial levou à presidente Dilma Rousseff o seguinte recado: se mais algum membro da Fifa, das seleções que participam da Copa das Confederações ou da imprensa internacional sofrer algum tipo de violência advinda dos protestos que tomaram conta do país, a Copa das Confederações será cancelada.
A Lei Geral da Copa prevê que a falta de garantias de segurança pode fazer o torneio ser cancelado. Mas é o próprio governo que pode dar a palavra final. Basta declarar que não haveria como garantir segurança durante a Copa das Confederações.
Os problemas mais graves ocorreram em Salvador. Nas manifestações realizadas na capital baiana, após confrontos com a polícia nos arredores da Fonte Nova, o protesto migrou para a região do hotel onde membros da Fifa estão hospedados. Alguns manifestantes jogaram pedras sobre dois ônibus oficiais da entidade. Houve também uma tentativa de invasão ao hotel, contida pelo Batalhão de Choque.
Segundo o jornalista Juca Kfouri, a seleção italiana está pressionando o seu comando para deixar a competição. Hoje, na Rádio CBN, Kfouri afirmou que em tom de especulação já se fala na suspensão do torneio-teste.
Na reunião de emergência convocada pela presidente Dilma para esta manhã, uma das pautas é encontrar subsídios para convencer a Fifa de que é possível realizar os torneios mundiais no país em segurança.
fonte: 247
NOTA DO BLOG: Apesar de achar que a Copa das Confederações tenha sido "engolida" pela Copa das Manifestações, o cancelamento da competição traria um prejuízo enorme para o Brasil.
Comentários
Postar um comentário